Finclass
Home Economia Governo apresenta proposta de investimento em IA de R$ 23 bi

Governo apresenta proposta de investimento em IA de R$ 23 bi

Os 23,03 bilhões de reais para o plano de investimento em IA serão desembolsados de 2024 a 2028, de acordo com a proposta

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Freepik/@rawpixel.com)

O governo brasileiro apresentou nesta terça-feira uma proposta de 23 bilhões de reais para um plano de investimento em inteligência artificial (IA) com o objetivo de desenvolver tecnologias sustentáveis e voltadas para a sociedade.

O Brasil quer alcançar autonomia tecnológica e competitividade no setor de IA, visando o que chamou de “soberania nacional” em vez de depender de ferramentas de IA importadas de outros países.

O plano de investimento proposto prevê recursos para “iniciativas de impacto imediato” em setores como saúde pública, agricultura, meio ambiente, negócios e educação.

Finclass

Muitas dessas iniciativas incluem o desenvolvimento de sistemas de IA para facilitar o atendimento ao cliente e outros procedimentos operacionais, de acordo com uma apresentação do governo.

Os 23,03 bilhões de reais para o plano de investimento em IA serão desembolsados de 2024 a 2028, de acordo com a proposta.

Cerca de 14 bilhões de reais serão destinados a projetos de inovação empresarial nos próximos quatro anos, enquanto mais de 5 bilhões serão investidos em infraestrutura e desenvolvimento de IA, segundo o governo.

O restante dos recursos estimados será dividido entre iniciativas de treinamento, melhorias no serviço público e medidas de apoio à regulamentação da IA, bem como as chamadas iniciativas de impacto imediato.

Finclass

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.