Os contratos de compra de casas usadas nos Estados Unidos se recuperaram de forma acentuada em junho, uma vez que uma melhora na oferta e alguma moderação nas taxas de hipoteca tiraram os compradores da retaguarda.
A Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira que seu Índice de Vendas Pendentes de Moradias, baseado em contratos assinados, subiu 4,8% no mês passado, chegando a 74,3.
Economistas consultados pela Reuters previam que os contratos, que se tornam vendas depois de um ou dois meses, avançariam 1,5%. As vendas pendentes de casas caíram 2,6% em junho na base anual.
“O aumento no estoque de imóveis está começando a levar a mais assinaturas de contratos”, disse o economista-chefe da NAR, Lawrence Yun.
As taxas de hipoteca recuaram e os aumentos nos preços das casas estão desacelerando. Mas é improvável que haja uma recuperação acentuada nas vendas de moradias.
Uma pesquisa do Conference Board na terça-feira mostrou que a parcela de consumidores que planeja comprar uma casa nos próximos seis meses caiu em julho para o nível mais baixo desde fevereiro de 2013.