“É preciso lembrar que, na Venezuela, o voto é impresso e depositado numa urna. Logo o sistema é seguro e inviolável.”
🦎 E assim, com essa frase original de Zé Dirceu, abrimos o éNoite desta quarta-feira, véspera de quinta.
🦎Tixa do céu!!! O Zé Dirceu está defendendo o voto impresso? Está defendendo o Maduro? Meudeus, me salva!
🦎O texto foi retirado de uma nota que ele enviou à repórter Raquel Landin do UOL, mas segundo O Globo ele também publicou em redes sociais (mas não diz em qual rede.)
🦎A nota é mais extensa e ele diz que o pessoal sempre acha que o Maduro não pode vencer e se venceu é porque houve fraude e diz que é preciso aguardar as tais atas.
Voto de papel?
🦎Eu não sei, não foi eu que falei com ele, só li a nota, mas o fato é que Zé Dirceu está lembrando aos bolsonaristas que eles deviam ser os primeiros a defender o resultado da eleição do Maduro. Sim, BRASEW, na Venezuela eles votam exatamente como o bolsonarismo quer que seja o voto no Brasil. Vota na urna eletrônica, imprime o voto e deposita e depois confere. Taí a bagunça.
🦎Mas Dirceu também veio para confundir. Ele começa a nota dizendo que a direita toda é assim, fica falando que foi fraude. E lembra Aécio, Trump e Bolsonaro.
🦎Diante disso, coloco a notinha de Dirceu ao lado do tuíte do Eduardo Paes que disse que é claro que ele vai fazer Olímpiadas de Inverno no Rio.
Imagem de como serão as instalações das Olimpíadas de inverno do Rio. Estamos bem avançados nos estudos! pic.twitter.com/QbSAe629TH
— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 31, 2024
Estados Unidos
🦎 Como o assunto é Maduro, a Maria Cristina Fernandes traz uma coluna muito importante hoje no Valor contando como os Estados Unidos não estão podendo contestar fortemente a eleição venezuelana, para não respingar nas eleições por lá e, por isso, querem que o Brasil seja o intermediador da confusão. Ela diz que Maduro calculou certinho de antecipar a eleição para julho (estava previsto para dezembro).
🦎 Os EUA não podem deixar a Venezuela sozinha, com Rússia e China à espreita. E ainda tem o fator imigração. As sanções impostas por Trump geraram mais imigrantes, segundo estudo sigiloso divulgado pelo Washington Post. O país ganhou 800 mil venezuelanos imigrantes. Imigração é o tema central da eleição americana.
Hacker aqui.
🦎 Enquanto isso, o Maduro agora diz que foi o Musk que hackeou o sistema eleitoral e, por isso, demoram a divulgar os resultados.
🦎 Fico aqui pensando: se o Musk Siberiano hackeou as eleições venezuelanas porque ele deixou o Maduro ganhar? Vai ver ele teve ajuda do hacker de Araraquara.
Foi ou não foi?
🦎 A propósito, o Centro Carter, aquele que o Brasil estava esperando se manifestar, se manifestou. Disse que as eleições na Venezuela não atenderam padrões integrais de integridade e não podem ser consideradas democráticas.
🦎 E o Petro foi para a Rua. O presidente da Colômbia está exigindo que Maduro divulgue as atas e quer auditoria independente. Colômbia, Brasil e México são considerados os países que podem fazer alguma coisa pela Venezuela.
Guerra
🦎 Continuemos na editoria de internacional. Maior treta no Oriente Médio. Israel matou o líder do Hamas numa festa de aniversário do Irã. Todo mundo só esperando a guerra chegar. Tem um Nostradamus prevendo que a guerra mundial começa na semana que vem. Aff!
E agora é assim, vou ficar por aqui fingindo que não está acontecendo eleição no Brasil e que a Martha não foi expulsa. Voltamos amanhã, BRASEW.
Ah, tá bom, Boulos. Então se você quiser se informar sobre tudo que tá rolando nas eleições americanas, assine GRATUITAMENTE a nossa newsletter mara em parceria com o UOL.
E se você quer receber a Tixa diretamente no Zap é só clicar que você entra automaticamente na comunidade.
Quer receber diariamente a newsletter das eleições americanas, clique aqui: https://bit.ly/3XA40Ma