Os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus aumentaram 7% em julho ante o mesmo período do ano passado, para 241,3 mil unidades, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pela associação de concessionários, Fenabrave.
Na comparação com junho, as vendas de veículos novos subiram 12,6%, e no acumulado do ano até julho, avançaram 13,2%, para 1,38 milhões de unidades, informou a entidade.
Incluindo motos e implementos rodoviários, os licenciamentos somaram 419,8 mil unidades, crescimento de 14,4% contra um ano antes e de 4,9% versus junho, marcando o melhor mês do ano para emplacamentos de veículos até agora, segundo a Fenabrave.
De acordo com a associação, a alta sequencial em todos os segmentos em julho, com exceção de motocicletas, foi apoiada por um número maior de dias úteis no mês – 23 em julho, contra 20 em junho.
“Apesar da sazonalidade de meio de ano, o resultado foi excelente”, afirmou o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, em comunicado. “O acumulado dos sete meses revela crescimento em linha com nossas projeções para 2024. E a oferta de crédito continua a ter influência positiva nas vendas.”
A Fenabrave projeta que o emplacamento de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus deve subir 14,7% este ano, para 2,65 milhões de unidades. Incluindo motos e implementos rodoviários, é esperada uma alta de 16,7%, para 4,6 milhões de unidades.
O segmento de automóveis e comerciais leves híbridos e híbridos plug-in apurou aumentos de vendas de 15,3% na base mensal e de 62,9% ano a ano.
Os carros e comerciais leves elétricos puros registraram queda de 9,4% na comparação mensal, mas dispararam 396% ante o mesmo julho de 2023.
Em caminhões, os emplacamentos aumentaram 14,7% em julho ante junho e 36,8% na comparação anual, sustentados por um ligeiro aumento nas compras de caminhões para locação, segundo Andreta Jr., aliado ao maior número de dias úteis no mês.
Já no segmento de ônibus, os licenciamentos subiram 37,6% versus junho e 66% ano a ano. “O maior número de dias úteis em julho e a última janela das entregas de veículos do programa Caminho da Escola, antes das eleições municipais, beneficiaram o segmento”, afirmou o presidente da Fenabrave.