A Sony (SONY) anunciou nesta quarta-feira um aumento de 10% em seu lucro operacional no trimestre entre abril e junho, superando as estimativas dos analistas, impulsionada por seus negócios de sensores de imagem e jogos.
O lucro do conglomerado japonês de tecnologia e entretenimento foi de 279 bilhões de ienes (1,9 bilhão de dólares), em comparação com a estimativa média de 275 bilhões de ienes de sete analistas consultados pela LSEG.
O impacto do câmbio e das vendas mais altas ajudou o lucro do negócio de sensores de imagem, um importante fornecedor para fabricantes de smartphones, a triplicar para 36,6 bilhões de ienes.
A Sony, um grupo em expansão que engloba música, filmes, games e chips, elevou sua previsão de lucro para o ano inteiro em 3%, para 1,3 trilhão de ienes, ajudada pelas taxas de câmbio.
Os mercados financeiros foram sacudidos nos últimos dias após um aumento da taxa de juros pelo Banco do Japão e dados fracos sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos, que alimentaram os temores de recessão.
“Estamos extremamente preocupados com as flutuações repentinas nas taxas de câmbio e com a possibilidade de desaceleração econômica, especialmente nos Estados Unidos”, disse o presidente da Sony, Hiroki Totoki, em uma reunião sobre o balanço da companhia.
O aumento do iene fez com que os investidores reavaliassem as perspectivas das multinacionais japonesas, uma vez que a moeda fraca havia proporcionado um amortecimento para muitos exportadores de peso.
A taxa de câmbio presumida da Sony para o ano é de aproximadamente 145 ienes por dólar. Na quarta-feira, a moeda norte-americana estava sendo negociada em torno de 147 ienes, mas no início de julho, a divisa japonesa atingiu seu partamar mais baixo em 38 anos, com um dólar chegando próximo a valer 162 ienes.
No primeiro trimestre, a Sony vendeu 2,4 milhões de unidades do PlayStation 5 (PS5), menos do que no ano anterior, mas registrou um lucro maior em seu negócio de games.
A empresa disse em maio que espera vender 18 milhões de unidades do PS5 neste ano fiscal, em comparação com 20,8 milhões no ano anterior.
O setor de games está lutando contra o aumento dos custos e o fraco poder de fixação de preços. A desenvolvedora Bungie, de propriedade da Sony, anunciou na semana passada que está cortando quase um quinto de sua força de trabalho.
O lucro da divisão de música da Sony cresceu 17%, para 85,9 bilhões de ienes, mas o negócio de filmes teve queda de 29% no lucro, para 11,3 bilhões de ienes.