Brasil
O futuro da bolsa brasileira amanhece em alta nesta quinta-feira (08). Para hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reunião marcada às 9h (horário de Brasília) com os 38 ministros e os presidentes das estatais. O objetivo é discutir o planejamento do orçamento para o próximo um ano e meio.
No radar corporativo, o mercado se atentará para a divulgação dos números trimestrais da Petrobras (PETR4) que saem após o fechamento do mercado.
EUA
Os futuros das bolsas americanas registram baixa. As atenções voltam-se para os números de auxílio-desemprego, que ganham mais relevância com a recente divulgação de números frágeis de folhas de pagamento (payroll).
Além disso, os resultados corporativos podem ser relevantes para o movimento do mercado americano, com a divulgação de resultados fracos de receita no segundo trimestre das empresas Warner Bros. Discovery e Bumble.
Ásia
Os principais mercados asiáticos fecharam em baixa nesta quinta-feira, com exceção das bolsas chinesas que registraram ganhos, uma vez que os investidores provavelmente viram os papéis chineses como ativos mais seguros, dado a recente correção sofrida principalmente na bolsa japonesa.
Os ganhos ocorreram mesmo após dados oficiais da China mostrarem que as exportações cresceram em ritmo mais lento em três meses em julho.
Europa
Os mercados europeus operam em baixa, enquanto os mercados regionais enfrentam dificuldades para ganhar impulso em uma semana de negociações instáveis.
A queda de hoje ocorre após uma alta nas ações da região na quarta-feira, quando os mercados globais pareciam se recuperar de uma queda no início da semana.
(Por Ted Duarte)