A B3 (B3SA3) ampliou seu programa de recompra em 110 milhões de ações, na esteira do anúncio de um crescimento de 5% no lucro líquido recorrente do segundo trimestre na comparação ano a ano, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira.
A operadora da bolsa teve lucro líquido recorrente de 1,23 bilhão de reais nos meses de abril a junho deste ano, contra expectativa média de analistas consultados pela LSEG de lucro de 1,17 bilhão de reais no período.
A empresa também informou que seu conselho de administração aprovou um aditamento do programa de recompra, elevando o limite de ações a serem adquiridas de 230 milhões para 340 milhões.
O lucro atribuído aos acionistas atingiu 1,24 bilhão de reais de abril a junho, aumento de 18,2% no comparativo anual, apoiado em parte por alta de receitas não recorrentes.
A receita líquida da B3 somou 2,46 bilhões de reais no trimestre, 10,2% superior ao apurado no segundo trimestre de 2023 e acima da expectativa média de 2,36 bilhões de reais.
Em termos brutos, a receita totalizou 2,7 bilhões de reais no período, com alta em todas as linhas, “com destaque para os desempenhos dos segmentos de derivativos listados e balcão, que mais que compensaram o cenário ainda desafiador para o mercado à vista de ações”, afirmou a companhia em relatório de resultados.
O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) recorrente ficou em 1,77 bilhão de reais, crescimento de 8,4% ano a ano, com a margem apresentando leve recuo de 73,6% para 73,3%.