Brasil
O futuro da bolsa brasileira amanhece em alta nesta sexta-feira (16). A atenção dos investidores fica para o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, que aparecerá em evento promovido por um banco, em São Paulo.
Além disso, segundo a Reuters, o presidente Lula avalia enviar, de uma vez, todas as quatro próximas quatro indicações à diretoria colegiada do BC, incluindo a de Gabriel Galípolo para o comando da autarquia, conforme relato de fontes à agência.
<<<Barsi vende ação da Sabesp para comprar outras duas; veja quais>>>
Por fim, será divulgada o Índice de Atividade Econômico do Banco Central (IBC-Br), considerado como uma prévia do PIB do Brasil.
EUA
Os futuros americanos registram alta, após uma semana de dados que tranquilizaram os investidores e que apoiam a narrativa de que a economia está caminhando para um cenário de inflação contida, ainda com um crescimento dentro do esperado.
Para hoje, os investidores ficam de olho no início de construção de moradias na economia americana.
Ásia
As principais bolsas da Ásia fecharam em alta nesta sexta-feira, após o temor de recessão nos Estados Unidos se esvair com os dados econômicos mostrando que a economia segue não segue para tal rumo. Na China, o movimento foi o mesmo, com os investidores ainda repercutindo os dados divulgados na semana.
Europa
Os principais mercados europeus operam no positivo. No Reino Unido, foi divulgado dados de Vendas no Varejo que vieram ligeiramente abaixo do esperado pelo mercado, mas registrando alta quando comparado ao mês anterior. Na Zona do Euro, a Balança Comercial referente a junho veio em 22,3 bilhões de euros, acima da projeção de 13,3 bilhões.
(Por Ted Duarte)