Brasil
O futuro da bolsa brasileira amanhece esta quinta-feira (22) no positivo, em meio ao ânimo do mercado americano, que segue cada vez mais confiante em um provável início de corte de juros nos Estados Unidos.
No Brasil, o foco dos investidores fica para os dados de arrecadação federal de julho, com projeção do mercado de R$ 213 milhões, e para a participação do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos neto, no Simpósio de Jackson Hole, encontro organizado pelo Fed que reúne presidentes dos bancos centrais no mundo todo.
EUA
Os futuros americanos registram ganhos pela manhã, após a última ata do Federal Reserva (Fed) sinalizar fortes indícios de redução de juros na reunião de setembro, conforme os dados de inflação e emprego continuarem conforme o esperado.
A atenção do mercado dirige-se para o simpósio de Política Econômica de Jackson Hole, que começa hoje e termina no sábado.
Além disso, hoje serão divulgados os índices de atividade industrial e do setor de serviços preliminares (PMI) americanos, pedidos iniciais por seguro-desemprego, e vendas de casas usadas em julho.
Ásia
Os mercados asiáticos fecharam em alta nesta quinta-feira, devido aos investidores terem avaliado os dados de emprego nos EUA, além da ata do Fed. Além disso, o Japão mostrou expansão na atividade empresarial, indo de 52,5 para 53 pontos.
Europa
Os principais mercados europeus operam no positivo, seguindo o ritmo das bolsas de Wall Street. Pela manhã, foi divulgado o PMI preliminar industrial e do Setor de Serviços na Zona do Euro. Enquanto a indústria registrou leve queda, o setor de serviços apresentou alta relevante, indo de 51,9 para 53,3 pontos.
(Por Ted Duarte)