Brasil
O futuro da bolsa brasileira amanhece nesta sexta-feira (23) em queda, em meio a uma semana de alta. Segundo analistas de mercado, ontem o Ibovespa fechou também em queda devido a realização de lucros, encerrando a renovação de máximas histórias.
O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, discursará no Simpósio de Jackson Hole, que reúne presidentes do Banco Central de todo o mundo, no sábado.
<<<Você frente a frente com Barsi: MBA tem desconto de R$ 8 mil hoje>>>
Ontem, Gabriel Galípolo (um dos cotados para assumir a presidência do Banco Central), trouxe discurso mais duro em meio a preocupação com o cenário atual para a inflação.
EUA
Os futuros americanos operam em direções mistas, em meio às incertezas do mercado a respeito da magnitude e a frequência das reduções no juro americano. Para hoje, o mercado se atenta ao discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), de forma que ele possa trazer uma breve revisão do cenário e orientações sobre o que está por vir.
Ásia
Os principais mercados asiáticos fecharam sem direção única. No Japão, o governador do Banco ressaltou que continuará com o ciclo de aperto monetário, caso os dados de inflação ao consumidor continuem mostrando resiliência.
Os investidores do continente irão repercutir a fala de Jerome Powell que ocorrerá no hoje no Simpósio de Jackson Hole.
Europa
Os mercados europeus apresentam alta, enquanto os investidores aguardam por mais indícios sobre a direção da política monetária durante a reunião de banqueiros centrais no simpósio de Jackson Hole.
Todos estarão atentos a possíveis indicações de um corte antecipado pelo Fed em setembro, conforme Powell. O governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, também está previsto para discursar.
(Por Ted Duarte)