Brasil
O futuro do Ibovespa inicia a semana em alta, com o mercado de olho na participação de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), em uma reunião com representantes da XP Asset, e no evento de comemoração dos 125 anos do Tribunal de Contas da União (TCU) no Piauí, onde o diretor de política monetária, Gabriel Galípolo, fará uma palestra, buscando sinalizações sobre o futuro da economia do país. Além disso, será divulgado hoje o relatório de transações correntes, com expectativa de um déficit de US$ 3,5 bilhões.
<<< Você frente a frente com Barsi: MBA tem desconto de R$ 8 mil só hoje >>>
EUA
Futuros americanos operam em alta, impulsionados pelas declarações de Jerome Powell, presidente do FED, na última sexta-feira (23), que indicaram possíveis cortes na taxa de juros. Embora Powell não tenha detalhado a magnitude dos cortes, suas palavras foram suficientes para aumentar o apetite por ativos de risco.
Além disso, os investidores estão de olho em dados inflacionários importantes a serem divulgados ao longo da semana, especialmente o Índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE), programado para sexta-feira (30), que tem grande influência nas decisões de política monetária.
Ásia
Os principais índices asiáticos encerraram a sessão em direções mistas. O Hang Seng subiu 1,06%, enquanto o Nikkei e o CSI 300 recuaram 0,66% e 0,09%, respectivamente.
Os mercados aguardam a decisão sobre a taxa de juros nos EUA, enquanto monitoram de perto as recentes tensões no Oriente Médio.
(Por Ana Flavia Farias)