Uma análise da XP Investimentos que monitora as posições vendidas do mercado pede a atenção do investidor para “ficar de olho” em 12 ações.
Os papeis são da Assaí (ASAI3), Azul (AZUL4), BB Seguridade (BBSE3), Dexco (DXCO3), Iguatemi (IGTI11), Multilaser (MLAS3), Oi (OIBR3), Petz (PETZ3), Localiza (RENT3), Smart Fit (SMFT3), Vivara (VIVA3) e Viveo (VVEO3).
No geral, as posições vendidas do mercado, com a data de 23 de agosto, mostram que o short interest (SI) – o percentual de ações de uma empresa que estão alugadas e vendidas a descoberto – no Ibovespa (IBOV) caiu para 5,4%, enquanto o valor das posições em aberto reduziu 5% desde o último relatório, totalizando R$ 96,8 bilhões.
“Short interest” refere-se ao número de ações de uma empresa vendidas a descoberto (short) e ainda não foram recompradas ou cobertas. Esse indicador é usado para medir o sentimento do mercado em relação a uma ação. Um alto short interest pode indicar pessimismo, sugerindo que muitos investidores acreditam que o preço da ação vai cair, enquanto um baixo short interest pode indicar otimismo.
“Nesta semana, destacamos movimentos relevantes dentro do setor de Utilities. O open interest da Equatorial (EQTL3) subiu 86% nas últimas duas semanas, atingindo R$ 2,8 bilhões. Seu SI também subiu para os níveis mais altos em mais de quatro anos, atingindo o pico de 7,8% na semana passada”, ressaltam os analistas liderados por Fernando Ferreira.
“Open interest” é o total de contratos em aberto em mercados de derivativos, como opções e futuros, que ainda não foram liquidados. Ele representa a quantidade de posições que estão ativas e reflete o nível de liquidez e atividade no mercado. Um aumento no open interest geralmente indica novas posições sendo criadas, enquanto uma queda pode sugerir fechamento de posições. É um indicador importante para avaliar o interesse dos investidores em um ativo específico.
A XP também ressalta que a Cemig (CMIG4) também viu seu short interest subir para o nível mais alto desde 2022, com o open interest agora equivalente a 12 dias de volume de negociação — uma alta histórica para a métrica de dias para cobrir da ação. Já a Ambipar (AMBP3), por outro lado, experimentou um declínio acentuado no SI, que foi cortado pela metade neste mês e atingiu seu menor nível em um ano.