A startup Partamon (MRS Bio), parceira da Embrapa Clima Temperado (RS) no desenvolvimento e registro de um parasitoide nativo para controle da mosca-das-frutas, foi agraciada na 28ª edição do prêmio O Futuro da Terra 2024, na categoria Startup do Agronegócio , durante a 47ª Expointer, em Esteio (RS).
A entrega foi realizada na noite do dia 26 de agosto, no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).
O trabalho realizado em parceria com a Embrapa foi tema de reportagem especial da Agência Embrapa de Notícias em 2023 .
A tecnologia Biolatus , resultado de pesquisa realizada nos últimos 15 anos sob coordenação do pesquisador Dori Edson Nava, representa o primeiro agente biológico nativo para o controle biológico das-moscas-das-frutas no Brasil.
Trata-se de uma vespa da espécie Doryctobracon areolatus , nativa do continente americano.
Em 2023, o parasitóide recebeu Especificação de Referência (ER 54) como produto fitossanitário para a agricultura orgânica junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
No momento, o produto aguarda a liberação de registro para comercialização.
Estamos felizes com o reconhecimento e compartilhamos essa conquista com a Embrapa Clima Temperado, que tem sido nossa importante parceira nos projetos.
Temos uma longa história junto à Embrapa, iniciando como estagiários, passando a bolsistas de pós-graduação, pós-doutorado e atualmente com startup de base tecnológica.
A Partamon acredita que a convergência entre ciência e empreendedorismo pode contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os grandes desafios da produção de alimentos no Brasil, afirmou Sandro Daniel Nornberg, um dos sócios da startup.