Brasil
O futuro da bolsa brasileira opera nesta quarta-feira (04) em queda, em meio a preocupação no exterior com uma possível recessão americana. Ontem, o minério de ferro negociado na China apresentou queda de 3,09%, pressionando para baixo as ações da Vale.
Siga o perfil do Dinheirama no Bluesky
O tema fiscal volta à tona, e hoje o mercado se atenta às declarações do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os mercados também estarão atentos à divulgação do Plano Anual de Financiamento, assim como aos dados de produção industrial de julho.
EUA
Os futuros americanos seguem em queda, acompanhando o desempenho negativo de ontem. O sentimento de aversão ao risco continua pressionando os investidores, com a volta do receio de uma possível recessão nos Estados Unidos.
Na véspera, a fabricante de chips Nvidia perdeu mais de 9% no pregão regular, levando consigo outras concorrentes como a Intel. Além disso, ela foi intimada pelo Departamento de Justiça como parte de uma investigação antitruste.
Por hoje, o mercado foca na divulgação de dados econômicos, como o relatório JOLTS sobre vagas de emprego, pedidos de fábrica e a balança comercial nos Estados Unidos.
Ásia
As principais bolsas asiáticas fecharam a quarta-feira em queda, fortemente influenciadas pelo setor de semicondutores, dado a forte queda que a Nvidia sofreu no dia anterior. Além disso, o PMI de serviços da China apresentou leve recuo, reforçando a visão de enfraquecimento da segunda maior economia do mundo.
Europa
Os principais mercados europeus recuam pela manhã, em meio ao movimento de vendas de ações de tecnologia. Dados de atividade na Zona do Euro apresentam queda, enquanto no Reino Unido o PMI do setor de serviços registrou melhora. Já o IPP de julho da Europa apresentou alta de 0,8%, ante expectativa de 0,3%.
(Por Ted Duarte)