O novo CEO da Vale (VALE3), Gustavo Pimenta, iniciará o seu mandato a partir do dia 1º de outubro, informou a empresa por meio de um comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (20).
Dessa forma, Eduardo de Salles Bartolomeo, atual presidente da companhia, deixará o cargo em 30 de setembro.
“Sob a liderança de Eduardo, a Vale conseguiu avançar significativamente em sua transformação cultural, com orientação para a segurança das pessoas e operações, para a gestão de riscos e para a integridade de ativos”, explicou a mineradora.
A empresa disse ainda que adotou um programa pioneiro de descaracterização de barragens, implementando os melhores padrões globais para a gestão das estruturas de contenção de rejeitos.
“Eduardo construiu bases sólidas para uma trajetória promissora da Companhia, promovendo a excelência operacional e posicionando a Vale de forma estratégica na jornada da descarbonização global. O Conselho de Administração da Vale agradece o empenho e a dedicação de Eduardo nos últimos cinco anos e lhe deseja sucesso em seus próximos desafios”, concluiu a empresa.
O Conselho de Administração também aprovou a nomeação, em caráter interino, de Murilo Muller, atual Diretor Global
de Controladoria, para a posição de Vice-Presidente Executivo responsável pelas áreas de Finanças e Relações com Investidores, com início em 1º de outubro e término até 31 de dezembro de 2024.
Conselheiros da Vale
Em outro comunicado, a Vale declarou que aprovou a indicação de Heloisa Belotti Bedicks e Reinaldo Castanheira Filho para os cargos vagos de membros independentes do Conselho de Administração.
A seleção foi executada com o assessoramento da consultoria Korn Ferry.