A Yduqs (YDUQ3) disse na manhã desta quarta-feira (25) que não há qualquer compromisso assumido ou negociação vinculante envolvendo potencial operação societária com a Vitru, mostra um comunicado enviado ao mercado.
A manifestação ocorre após a notícia publicada pelo Pipeline Valor Econômico: “Vitru contrata bancos para
venda ou fusão e negocia com Cruzeiro do Sul e Yduqs”.
No caso da Cruzeiro do Sul, trata-se de uma fusão de companhias hoje de tamanhos semelhantes, mas exigiria ajustes de governança para acomodar as famílias e fundos acionistas dos dois lados.
Preço mais elevado para a Yduqs
Já no caso da Yduqs, a operação seria uma aquisição, o que torna o preço um ponto mais delicado, pois a Vitru provavelmente exigiria um prêmio adicional pela transação.
Segundo a corretora Ativa, a possível aquisição da Vitru pela Yduqs apresenta tanto oportunidades quanto desafios significativos. Se concretizada, a fusão resultaria em uma empresa com mais de 30% de participação no mercado de educação a distância, abrangendo cerca de 1,4 milhões de alunos, o que reforçaria a posição da Yduqs nesse segmento estratégico e de alta margem.
“No entanto, a integração enfrentaria dificuldades operacionais, especialmente na unificação de sistemas, além da necessidade de desinvestimentos para obter a aprovação do CADE. Um aspecto crítico a ser considerado é o preço. O setor de educação tem passado por uma desvalorização acentuada de suas ações, refletindo as preocupações do mercado com desafios regulatórios e de crescimento futuro”, opina a Ativa.
Desta forma, a Vitru provavelmente exigirá um prêmio em relação ao seu preço atual, o que implica um valuation superior ao que o mercado atualmente atribui à educação a distância da Yduqs.
“Vale ressaltar que a empresa está em um processo de desalavancagem, com a diretoria sinalizando uma redução no Capex e utilizando o fluxo de caixa operacional em um programa de recompra. Portanto, consideramos que, ao menos que a aquisição se dê por meio de troca de ações, o crescimento da alavancagem da Yduqs em um cenário de juros subindo e histórico negativo de M&A’s no setor de educação será mal recebida pelo mercado”, conclui a Ativa.