O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 4,6% no terceiro trimestre deste ano, ante igual período de 2023, informou nesta sexta-feira, 18, o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS).
O resultado veio em linha com a estimativa dos analistas ouvidos pela FactSet, que esperavam crescimento de 4,6%, e indica uma leve desaceleração em relação ao resultado do segundo trimestre, quando o PIB do país avançou 4,7%, na mesma comparação.
Em relação ao segundo trimestre, o PIB chinês cresceu 0,9% entre julho e setembro. O resultado representa uma aceleração, já que a economia do país avançou 0,7% no período entre abril e junho.
Produção industrial
A produção industrial da China subiu 5,4% em setembro, ante igual mês do ano passado, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS, na sigla em inglês).
O resultado veio aquém da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam aumento de 4,6%. As vendas no varejo chinês avançaram 3,2% na comparação anual de setembro.
O consenso da FactSet era de aumento de 2,4%. Já os investimentos em ativos fixos tiveram expansão anual de 3,4% entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023.