Quem acompanhou o comportamento da bolsa de valores nos últimos dias já entendeu os efeitos que o iminente impeachment da presidente pode causar no mercado de capitais.
Tivemos pregões com valorizações espetaculares, que podemos conferir no gráfico abaixo, onde as velas (é assim que chamamos estes retângulos em pé) na cor azul indicam as valorizações e as vermelhas as desvalorizações do índice bovespa:
Em apenas 5 dias tivemos 20% de valorização no índice. Ações isoladas tiveram performance ainda superior. Quem estava “comprado” em ações ficou muito satisfeito com os resultados.
O que está por trás destes movimentos de forte alta?
O motivo é mesmo que vemos em tantos outros movimentos semelhantes ao longo da história: as rupturas estruturais.
Esta imagem abaixo mostra o desempenho histórico da Bolsa brasileira, em dólares, desde 1963. Observe as fortes altas em destaque:
Estamos diante de eventos que podem desencadear valorizações de enormes proporções, como esta que ocorreu entre a década de 90 e 97. E sabe o que foi que desencadeou essa mega valorização de 3.415%? A perspectiva de impeachment de Fernando Collor.
Alguns sinais já estão sendo dados de que um evento similar pode acontecer, e para aproveitar o “rali”, é preciso entender o cenário em mais detalhes e posicionar seus investimentos em renda variável de forma adequada.
Nós da Empiricus, em nossa parceria de conteúdo com o Dinheirama, convidamos você para ler mais sobre isso numa página exclusiva que montamos sobre o assunto, onde você também poderá ter mais informações sobre como acompanhar o desencadeamento dos próximos eventos na política e na economia, e como se posicionar para capturar o melhor deste rali, que está apenas começando.
Clique aqui para ser direcionado para este nosso conteúdo especial. Boa leitura e ótimos investimentos!
Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.
Foto “stock exchange appreciation”, Shutterstock.