Eu tive 4 carros ao longo da vida:
O primeiro foi um Peugeot 207 (sim, aquele que passa mais tempo no mecânico do que na garagem), e eu ganhei esse carro dos meus pais — eu nem tinha dinheiro para comprar um carro.
Você deve estar pensando: “nossa, que privilegiado!” E sim, por um tempo eu fui, até precisar vender esse mesmo carro para pagar as dívidas da família.
Aí voltei a andar de ônibus, metrô, trem, a pé… Gastava 5 horas por dia só em transporte público.
O segundo foi um Veloster, um carro bonito, com rodas grandes e um som potente… Mas na época, eu ainda não estava preparado para ter um carro, e, sinceramente, não pensei bem antes de comprar.
Logo, esse gasto se tornou uma dívida, e eu tive que vendê-lo para quitá-la.
Voltei a usar transporte público, patinete… Visitava meus clientes assim. E trabalhava, trabalhava muito!
Até que o trabalho começou a dar mais retorno — tanto retorno que me mudei para um apartamento de 85 metros quadrados, uma grande conquista.
Nessa época, eu já tinha quase 10 milhões de reais, mas morava perto do escritório, então andava a pé até lá sem problemas. Para distâncias mais longas, viagens, usava carros de aplicativo.
Finalmente, com 15 milhões de reais, comprei mais um carro e aluguei outro igual — um Jeep Compass blindado. Um carro discreto, preto, que não chamava atenção.
Esse carro comprei do proprietário da casa que adquiri na mesma época, no Alphaville.
Hoje, só tenho carros alugados, não possuo nenhum carro comprado, muito menos um esportivo de luxo. E, para mim, essa foi uma decisão muito acertada.
E por que eu contei toda essa história? Para mostrar que eu também já estive na posição de não poder comprar um carro, de ter que vender um carro e de depender de transporte público — eu sei exatamente como é.
Mas percebi na prática que é muito melhor não ter um carro do que ficar apertado para mantê-lo.
O que eu recomendo? Faça as contas antes de qualquer grande compra.
Já disse várias vezes que sua ruína financeira não vem do cafezinho, mas sim dessas grandes compras impulsivas.
P.S.: Talvez você não saiba, mas aqui no Grupo PRIMO nós temos a Portfel, que em 2024 ganhou o prêmio de melhor escritório de consultoria de investimentos do Brasil.
Hoje, temos um parceiro que automatiza todo o processo de cotação e cadastro, e por isso conseguimos te ajudar com financiamentos, olhando várias taxas de diferentes bancos e escolhendo a melhor.
Então o benefício vem em duas frentes:
1. Primeiro, você terá mais opções de taxas de bancos.
2. E segundo, o processo não fica todo nas suas mãos.
Enfim, se fizer sentido para você conversar com um consultor da Portfel que vai te acompanhar, entender seu caso, fazer as contas para você, ajudar a pegar uma taxa menor de financiamento e mostrar o melhor caminho para seu dinheiro, clique aqui.
Tmj, primos ;