A Tenda (TEND3) anunciou nesta segunda-feira (28), a aprovação pelo seu Conselho de Administração de um programa de recompra de ações, visando otimizar a estrutura de capital e capturar o potencial de valorização de suas ações no mercado.
O programa inclui a negociação de contratos derivativos referenciados em até 3.032.100 ações, correspondendo a menos de 5% do total de ações em circulação da companhia. Esses contratos serão realizados com o Santander e terão um prazo máximo de liquidação até 29 de abril de 2026.
O Conselho de Administração destacou que o programa de recompra de ações é alinhado com a estratégia da Tenda de agregar valor aos seus acionistas e aproveitar oportunidades de mercado para manter a exposição às suas próprias ações, uma prática comum entre empresas que buscam ajustar sua estrutura de capital.
No caso de rescisão ou vencimento antecipado do contrato, a Tenda terá de cumprir condições previamente estabelecidas, incluindo uma possível liquidação financeira. Inicialmente, a operação terá liquidação exclusivamente financeira, enquanto a Tenda não dispor de reservas de lucros ou de capital suficientes para realizar uma liquidação física das ações. Havendo disponibilidade futura desses recursos, a liquidação poderá também ser realizada fisicamente, conforme previsto nas normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Veja como dar os primeiro passos para viver de renda; clique aqui e acesse:
3 passos práticos para ganhar dinheiro trabalhando com investimentos
A administração da Tenda garantiu que o programa de recompra foi cuidadosamente planejado para não comprometer a capacidade da companhia de honrar obrigações financeiras já assumidas com credores ou o pagamento de dividendos obrigatórios. Os conselheiros afirmaram ter realizado as diligências necessárias para assegurar que a saúde financeira da Tenda suporta a operação sem impactar o fluxo de caixa ou outros compromissos financeiros.
Veja o comunicado da Tenda