Finclass Black Friday Topo Celular 320x100 (1)
Home Empresas Turismo gera mais de 21 mil empregos formais em setembro

Turismo gera mais de 21 mil empregos formais em setembro

Alojamento e Alimentação foram os grandes destaques do mês, criando 12.633 empregos formais. Atividades ligadas à Arte e à Cultura vêm logo em seguida

por Agência Gov
3 min leitura
Viagens e turismo

A atividade turística continua contribuindo com a geração de empregos no mercado de trabalho formal brasileiro. Em setembro, foram criadas 21.398 oportunidades em atividades econômicas ligadas ao turismo, alcançando a segunda melhor marca do ano.

PTF_QUADRADO_DINHEIRAMA_v1

Carteira Recomendada

Os dados foram revelados nesta quinta-feira, 31 de outubro, pelo Ministério do Turismo, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgado em 30 de outubro.

“O turismo brasileiro tem colecionado excelentes resultados, com quebra de recordes de movimentação financeira no turismo doméstico, entrada de visitantes internacionais e gastos de estrangeiros em nosso país”, afirma Celso Sabino, ministro do Turismo.

Finclass com 50% de desconto! Realize seu cadastro gratuito para ter acesso VIP à Black Friday

Nos nove meses, o maior crescimento na geração de empregos ocorreu no setor de Serviços no qual o turismo está incluído, com saldo de 1.046.511 novos postos de trabalho, sendo o turismo responsável por 14,58%, com 152.645 empregos formais.

A contribuição do turismo está acima de outros grupamentos econômicos, como o da Construção, que em setembro gerou 17.024 vagas, e da Agropecuária, que este mês apresentou saldo negativo, de 2.004 oportunidades.

PTF_QUADRADO_DINHEIRAMA_v1

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a importância do setor que, cada vez mais, impacta positivamente no desenvolvimento econômico.

Turismo Brasil Rio de Janeiro
(Imagem: Pxabay/Werni)

“O turismo brasileiro tem colecionado excelentes resultados, com quebra de recordes de movimentação financeira no turismo doméstico, entrada de visitantes internacionais e gastos de estrangeiros em nosso país. Somos potentes e diversos em atrativos, por isso, não tenho dúvidas que conseguiremos contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico do Brasil”, celebra Sabino.

SEGMENTOS 

Alojamento e Alimentação foram os grandes destaques do mês, criando 12.633 empregos formais. Atividades ligadas à Arte e à Cultura vêm logo em seguida, com 3.024 vagas, e Transporte Rodoviário de Passageiros, com 2.268 novas contratações com carteira assinada.

MAIS DE 200 MIL EMPREGOS 

Analisando os números dos últimos doze meses, de outubro de 2023 a setembro de 2024, o turismo foi responsável por contratar 200.386 pessoas com carteira assinada, representando mais de 10% do total de empregos gerados nos diversos segmentos do país, em um total de 1.839.418 vagas para o período.

SETOR AQUECIDO 

Incluído dentro do Plano Nacional de Turismo (PNT), do MTur, a promoção de emprego e renda é um dos objetivos da atual gestão, como reforçou Sabino.

“Tornar o Brasil líder sul-americano na recepção de visitantes até 2027, tendo no turismo um grande vetor de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda, é uma meta deste governo e estamos trabalhando nessa direção”, concluiu.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.