Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Comprar ou Vender Bitcoin: Veja como lucrar na euforia com Trump

Bitcoin: Veja como lucrar na euforia com Trump

Entre as promessas do presidente eleito nos EUA está a de montar uma reserva estratégica de bitcoins, o que pode ser copiado por outras nações

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Donald Trump e Bitcoin

O bitcoin (BTCUSD) subiu 11,62% na semana, até às 16h, em reação à euforia com a eleição do republicano Donald Trump, reconhecido como um entusiasta das criptomoedas. O ethereum (ETHUSD), por sua vez, acumulou ganhos de 20% no período. Até onde essa valorização pode chegar e como lucrar com ela?

Finclass Vitalício Quadrado

Finclass com 50% de desconto! Realize seu cadastro gratuito para ter acesso VIP à Black Friday

“Precisamos ver o que é retórica eleitoral e o que vai ser convertido, de fato, em ações que vão ajudar a indústria. Sobre isso, ele prometeu o fim da visão negativa da SEC, com a mudança da presidência, por exemplo”, ressalta Bruno Perini, especialista em criptomoedas e sócio do Grupo Primo.

Os principais candidatos para assumir a agência reguladora dos EUA no lugar de Gary Gensler são Hester Peirce, conhecida como “mãe cripto”, que foi indicada para a composição da SEC por Trump em 2018, e Chris Giancarlo – o “pai cripto” -, ex-chairman da CFTC (Commodity Futures Trading Commission) em 2017, quando também foi indicado pelo novo presidente.

“Mesmo que, tecnicamente, um presidente não possa demitir um presidente da SEC sem justa causa, historicamente estes costumam renunciar quando um partido de oposição assume a Casa Branca”, ressaltam Matheus Amaral e Bruno Moniz, do Inter Research.

Eles citam também a criação de um conselho consultivo de Bitcoin e criptomoedas, que trabalhará em conjunto com o Tesouro para definir diretrizes para o setor. Trump também se posicionou contra o desenvolvimento de uma CBDC (moeda digital do banco central), preferindo fortalecer a dolarização digital por meio de stablecoins privadas como o USDC.

Finclass Vitalício Quadrado

“Além disso, ele tem uma promessa de montar uma reserva estratégica de bitcoins, o que pode ser copiado por outras nações. Estou bem positivo. Não acho que seja a hora de vender”, pontua Perini.

Estratégia para lucrar

Com o Bitcoin exibindo forte valorização, Amaral e Muniz alertam para a importância de manter a cautela, sobretudo no que se refere ao ciclo histórico da criptomoeda. Estamos há 203 dias desde o último halving – evento que reduz pela metade a recompensa dos mineradores e, historicamente, influencia na valorização do ativo – e os ciclos do Bitcoin têm se alongado ao longo dos anos. Isso indica, segundo o relatório, que o mercado ainda possui um percurso considerável pela frente e a pressa pode comprometer a estratégia dos investidores.

Índice de preços do Bitcoin em 24 meses após cada Halving

Gráfio 848448
(Fonte: Inter Research)

A principal recomendação é a aplicação do método de Dollar Cost Averaging (DCA), ou investimento periódico em valores fixos.

Essa estratégia consiste em aportes regulares e contínuos, independentemente das flutuações do mercado, para diluir o preço médio de compra e mitigar os riscos da volatilidade. Segundo a análise, o DCA tem se mostrado uma das abordagens mais consistentes para construção de patrimônio em Bitcoin. Como reforça o relatório, “não é sobre timing do mercado, mas tempo no mercado”, sublinhando a importância da paciência e da constância.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

A Inter Research observa também que, enquanto o Bitcoin lidera esta fase inicial de alta, oportunidades podem surgir em projetos menores e promissores. Para 2025, a expectativa é que o mercado cripto apresente novas descobertas e inovações. No entanto, o relatório destaca que a pesquisa e a paciência serão elementos essenciais para identificar investimentos viáveis e evitar decisões impulsivas.

Outro ponto relevante abordado é o cuidado para não ceder ao FOMO (medo de ficar de fora), que muitas vezes leva investidores a decisões apressadas.

O relatório conclui com um alerta para a volatilidade característica do mercado cripto, recomendando que os investidores estabeleçam metas claras, usem stops de proteção e respeitem seu perfil de risco. O cenário é de otimismo, mas a abordagem responsável é destacada como o melhor caminho para lucrar com o Bitcoin e outros ativos digitais, aproveitando o momento sem comprometer a segurança financeira.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.