A Camil (CAML3) anunciou a celebração do contrato definitivo para a aquisição da Villa Oliva Rice, uma operação avaliada em US$ 33 milhões, mostra um comunicado enviado à CVM nesta terça-feira (19). A negociação representa um marco estratégico para a entrada da empresa no mercado paraguaio de arroz, reforçando sua presença na América Latina.
Finclass com 50% de desconto! Realize seu cadastro gratuito para ter acesso VIP à Black Friday
O acordo foi formalizado pela subsidiária Camilatam, que adquiriu a totalidade das ações da Villa Oliva após a compra inicial realizada pela Q2PY., veículo controlado por Luciano Quartiero, atual Diretor Presidente da Camil. A transação inclui ajustes no valor de compra, conforme os ativos e passivos operacionais líquidos da empresa.
Como parte da operação, a Q2PY manterá o controle da Rice Paraguay e dos imóveis rurais, enquanto a Villa Oliva continuará como arrendatária de 18 mil hectares e do sistema de irrigação existente, sob um contrato inicial de cinco anos, renovável por mais cinco. A Villa Oliva ficará responsável pelos ativos industriais e agrícolas necessários para a continuidade das operações.
A estrutura do negócio reflete o plano estratégico da Camil, que visa concentrar esforços na gestão industrial e na comercialização de arroz, sem a titularidade de propriedades rurais. A aquisição também cumpre exigências legais do Paraguai, permitindo à Camil expandir suas atividades no país.