A Brisanet (BRIT3) anunciou a conclusão de sua reorganização societária, que será efetivada em 4 de dezembro de 2024, mostra um comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira (19). A operação envolve a incorporação da Brisanet Participações pela Brisanet Serviços de Telecomunicações.
Com isso, as ações da Brisanet Participações deixarão de ser negociadas na B3 (B3SA3) no final do pregão do mesmo dia. Já em 5 de dezembro, as ações da Brisanet Serviços estrearão no Novo Mercado da B3 sob o código de negociação “BRST3”.
A reorganização foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada em setembro e inclui o pagamento de reembolsos aos acionistas que exerceram o direito de recesso. No total, 7,7 milhões de ações da Brisanet Participações serão canceladas como parte do processo. O valor do reembolso será creditado diretamente nas contas de custódia dos acionistas em 4 de dezembro.
Uma das condições excepcionais concedidas pela B3 é a manutenção temporária do Free Float (ações em circulação) em 18,84%, inferior ao mínimo exigido pelo regulamento do Novo Mercado. A Brisanet Serviços terá 18 meses para atingir o percentual regulamentar. Durante esse período, a empresa não poderá reduzir ainda mais o Free Float, caso ele alcance um nível superior ao atual.
Além disso, a Brisanet Serviços assumiu compromissos adicionais para reforçar sua governança. A companhia deverá divulgar relatórios anuais de ESG baseados em padrões internacionais, garantir a inclusão de mulheres em cargos de liderança e contratar um formador de mercado para fomentar a liquidez de suas ações. O estatuto social da empresa também será adaptado para assegurar direitos adicionais aos acionistas, como a possibilidade de convocar assembleias especiais e eleger representantes ao Conselho de Administração.