Home MercadosJuros Mercado financeiro internacional tem se mostrado resiliente, afirma BC

Mercado financeiro internacional tem se mostrado resiliente, afirma BC

"O cenário de atividade segue resiliente, apesar de sinais de desaceleração nas principais economias"

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Mercados Ações Fundos

O Comitê de Estabilidade Financeira do Banco Central (Comef) afirmou, na ata da sua mais recente reunião, que o sistema financeiro internacional tem se mostrado resiliente.

Mesmo assim, incertezas e divergências entre as trajetórias futuras de juros e da política fiscal em economias avançadas têm influenciado a precificação dos ativos, demandando uma gestão de riscos mais eficiente.

“O cenário de atividade segue resiliente, apesar de sinais de desaceleração nas principais economias”, diz a ata do Comef, divulgada nesta quarta-feira, 4.

“A sustentabilidade da dívida soberana aumenta seu destaque entre as preocupações relativas à estabilidade financeira nos Estados Unidos e na área do euro.”

A liquidez das principais economias continua ampla, mas em redução, segundo o Comef. Isso se deve a uma “contração ordenada” dos balanços dos bancos centrais e das reservas bancárias.

As condições financeiras internacionais se tornaram mais restritivas nas jurisdições mais relevantes entre agosto e novembro, segundo o Comef, com o ritmo de expansão do crédito desacelerando.

O comitê também destacou que a volatilidade nas bolsas e títulos americanos diminuiu.

Na China, o sistema bancário mostra tendência de queda da rentabilidade e sinais de estresse localizados, afirmou o colegiado.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.