O time de análise da XP Investimentos abriu uma oportunidade de posicionamento comprado nas ações da Desktop (DESK3), revela um relatório enviado a clientes nesta quinta-feira (23).
Segundo os analistas Bernardo Guttmann, Fernando Ferreira e Júlia Aquino, há boa oportunidade de entrada no papel após o recente sell-off.
A ação caiu cerca de 36% nos últimos 6 meses, enquanto o Ibovespa (IBOV) registrou uma queda de aproximadamente 3%. A recomendação de compra está em até R$ 10,30.
Por que comprar as ações da Desktop?
• Resultados sólidos. Segundo a XP, a empresa tem apresentado um crescimento de número de clientes, receita e margens operacionais, possuindo um bom posicionamento no mercado em que atua (interior de SP).
• Valuation. A análise também sugere que há uma discrepância significativa entre o múltiplo que a Desktop negocia (cerca de 4,4 vezes o EV/Ebitda anualizado do 3º trimestre de 2024) e o múltiplo de transações privadas de empresas comparáveis.
• Negociação recente. A XP compara os números com a negociação recente entre a Brasil Tecpar e a Macquarie Capital, que resultou em uma participação na empresa por um múltiplo de 5,7 vezes o EV/Ebitda.
• Possível alvo. Com isso, a Desktop é vista como um possível alvo para ser comprada. A empresa está bem-posicionada no mercado de SP, com uma rede ampla que a torna um target relevante para outros players, enquanto continua em negociações com a Vivo (VIVT3), o que pode trazer um “upside considerável” caso a venda seja concretizada.
• Riscos. Segundo a XP, em caso de uma inflação muito significativa, o repasse de preço pode se tornar mais desafiador e pressionar margens. Além disso, em uma maior concorrência, a rentabilidade e a participação de mercado da empresa podem ser pressionadas. Por fim, como a ação tem pouca liquidez, a venda forçada de um fundo pode pressionar o preço do papel.