Home EconomiaBrasil Indicador de incerteza da FGV sobe em janeiro ao maior nível desde julho de 2022

Indicador de incerteza da FGV sobe em janeiro ao maior nível desde julho de 2022

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência

por Estadão Conteúdo
3 min leitura
FGV

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) aumentou 1,5 ponto na passagem de dezembro para janeiro, para 116,9 pontos, maior nível desde julho de 2022, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador subiu 4,0 pontos.

“O Indicador de Incerteza Econômica acumula alta superior a 10 pontos nos últimos três meses, influenciado pelo cenário fiscal e pela amplificação das incertezas externas em janeiro. No front doméstico, há incertezas quanto à política fiscal e com relação aos rumos da inflação; no front internacional, as economias aguardam a definições relevantes por parte dos Estados Unidos nesses primeiros dias de governo Trump”, avaliou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Faça parte da Imersão Omaha e conheça Warren Buffett com Thiago Nigro

O IIE-Br é formado por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

“No mês, a alta foi determinada pelo componente de Mídia, enquanto o componente de Expectativas caminhou em sentido contrário, refletindo um maior consenso sobre a trajetória da taxa de juros nos próximos meses”, completou Gouveia.

O componente de Mídia subiu 3,5 pontos, para 116,7 pontos, contribuindo com 3,1 pontos para o IIE-Br do mês. O componente de Expectativas caiu 7,1 pontos, para 110,6 pontos, contribuindo com -1,6 ponto para o índice de janeiro.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

Veja o documento:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.