A Vale (VALE3) está prestes a anunciar novos investimentos para o complexo minerador de Carajás, no Pará, com o foco no crescimento e otimização da produção de minério de ferro, assim como na aceleração do crescimento da produção de cobre. Os detalhes serão apresentados em 14 de fevereiro, em um evento que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Programa Novo Carajás contém, ainda, uma série de investimentos em tecnologia, saúde e segurança, manutenção de equipamentos e operações e sustentabilidade. “Essa é uma alocação de capital estratégica na região de Carajás, uma província rica em minerais essenciais para a descarbonização e a transição energética global”, explica a mineradora.
Cobre de qualidade andina
Entre os principais pontos dos novos investimentos estão a ampliação da produção de cobre na região. Atualmente, a mineração na bacia de Carajás apresenta uma taxa de teor de cobre de 0,63%, superior à média da indústria global, que gira em torno de 0,46%. Para efeito de comparação, os grandes projetos de mineração de cobre no Chile, principal produtor mundial do metal, possuem teores semelhantes, o que reforça o potencial competitivo do Brasil nesse setor.
Descubra os melhores investimentos com a maior casa de análise do Brasil (COM 30% DE DESCONTO SÓ NESTE LINK)
O plano de expansão da Vale inclui a aceleração do desenvolvimento de projetos no Hub Norte e Hub Sul de Carajás, antecipando a exploração de minas como Paulo Afonso e pequenos depósitos. A expectativa é que a capacidade de produção de cobre alcance entre 420 e 500 mil toneladas até 2030, podendo chegar a 700 mil toneladas no longo prazo. A empresa também busca novas parcerias estratégicas para viabilizar esses avanços.
Minério de ferro
No setor de minério de ferro, a Vale reforça seu compromisso com um portfólio de alta qualidade e maior flexibilidade, atendendo à crescente demanda por produtos de maior teor de ferro e menor impacto ambiental. A mineração em Carajás continua sendo um pilar fundamental para a estratégia da companhia, com investimentos direcionados para aprimoramento da infraestrutura e eficiência operacional.
Outro ponto relevante dos anúncios da Vale será a busca pela redução de custos operacionais e aumento da competitividade frente aos concorrentes globais.