É o preço do ovo subindo 70%, é portaria de carimbo de ovo virando munição para a tropa bolsonarista, é ovo de ema, é ovo de jabuti. Mas quem foi fritada mesmo, foi a Nísia.
👀 Parece que o que não falta no governo é uma portaria de setembro do ano passado para acabar em 2025.
👀 Lembra da portaria que alterava uma regra burocrática da Receita Federal que só queria fiscalizar instituições financeiras e acabou no pânico do Pix? Claro que todo mundo lembra porque foi a crise mor do governo Lula até agora.
Pois bem, os bolsonaristas acharam uma outra portaria com potencial de crise de imagem: a do carimbo do ovo. Com o preço do ovo nas alturas está fácil colar o problema no Lula de novo.
Descubra os melhores investimentos com uma das maiores casas de análise do Brasil (COM 30% DE DESCONTO SÓ NESTE LINK)
Pêlo em ovo?
👀A treta é a seguinte. O Ministério da Agricultura resolveu em uma portaria lá de setembro do ano passado que a partir de 4 de março todo produtor tinha que carimbar a data de validade nos ovos. (A regra do Pix também tinha sido de setembro. Socorro. Alguém olha as outras portarias de setembro aí? Agradeço.)
👀Pronto. Começaram os vídeos dando conta de que o preço do ovo ia subir mais ainda, que a medida ia destruir o pequeno produtor e que o grande beneficiado seria o Joesley (é que ele andou comprando uma granja grandona, estreando no mercado de ovos, justamente às vésperas de a medida entrar em vigor e como só dá Joesley em Brasília ultimamente, o povo já saiu falando).
👀A história começou a flanar nas redes sociais do mesmo jeitinho que começou a história do Pix (a fake de que ia ter taxa no Pix começou quase um mês antes do auge da crise).
Na semana passada, o governo tentou explicar que o carimbo era só para ovo vendido avulso (os da caixinha já tem validade), adiou a entrada em vigor da portaria para o próximo setembro e ainda flexibilizou a regra para os pequenos produtores. Adiantou? Nada.
👀Na sexta, Flavio Bolsonaro disse que ia entrar com um projeto de lei para acabar com a medida (que até já mudou). No sábado, Bolsonaro fez coro dizendo que o preço do ovo vai ficar mais caro com o carimbo do ovo em uma entrevista para um site da direita.
Hoje, o Luciano Hang entrou na história dizendo: preço dos ovos dispara 70% e nova regra pode impactar pequenos produtores.
👀Só sei que uma coisa não é fake. O preço do ovo já subiu mesmo quase 70% . E só nesse ano. Daqui a pouco fica mais caro que picanha. Claro que tem um monte de culpados.
Até uma gripe aviária nos Estados Unidos, que levou para o sacrifício milhões de galinhas e fez a oferta de ovos despencar no mundo todo. Lá na terra do Orange (o Trump, darling), ovo, inclusive, virou artigo de luxo.
👀Mas aqui no Brasil os bolsonaristas vão seguir tentando emplacar que a culpa é do carimbo. O Haddad está dando graças a Deus que a treta agora é com o Ministério da Agricultura.
E o Sidônio que lute porque a única coisa que ouvi o Lula falar nas últimas semanas foi que ele está comendo ovo de ema e quer experimentar ovo de jabuti. Já teve deputado pedindo para a procuradoria geral da República investigar se é crime ambiental.
Agora vai
👀 Parece que os ministros vão fazer uma reunião com Lula depois do Carnaval para discutir como reduzir os preços dos alimentos. Ah, agora vai. Certeza. (Alguém está contando aí quantas reuniões dessas o governo já fez?)
Ovo frito e bem passado
👀Nísia era a ministra da Saúde. Foi chamada por Lula porque era técnica. Ela que estava na Fiocruz durante o governo Bolsonaro durante a pandemia e fazendo vacina de Covid. Mas eis que hoje ele a mandou embora por falta de resultados. É bem verdade que nada de muito emocionante aconteceu no ministério de Nísia.
Nenhum programa fabuloso deslanchou. Teve a crise das danças eróticas no ministério, de portaria de aborto, de falta de vacina da dengue. Ela não liberava emenda gratuitamente para os parlamentares, não recebia políticos especialmente do Centrão, que há meses tentam derrubá-la.
👀 Mas quis o destino que seu substituto seja Alexandre Padilha, um homem também sem resultados. Ele vai deixar de ser ministro da desarticulação institucional, digo, de Relações Institucionais. Mas qual foi mesmo o resultado do Padilha nesses dois anos nas relações institucionais com o Congresso?
Ah, lembrei, ele foi fritado pelo presidente da Câmara que se recusava a falar com ele e falava só com Lula. Grande desarticulador.
Ah, esses ovos verdes fritos
👀E quis também o destino que Nísia fosse demitida no dia que anunciou a vacina da dengue. Lula nem discursou. Já ela foi ovacionada no evento do anúncio, que ficou lotado de servidores do Ministério da Saúde.
👀 A propósito, é a terceira ministra mulher que Lula dispensa. Pergunta se ele substitui por mulheres. Not. Mas agora ele vai botar a Gleisi e dizer que está sim comprometido com as mulheres.
Bancada da reza
👀E seja lá quem for substituir o Padilha nas relações institucionais que lute. O novo líder da bancada evangélica é Gilberto Nascimento, que foi apoiado por Bolsonaro. E venceu com o dobro de votos do candidato que o governo Lula preferia. Ainda bem que o ano só começa depois do carnaval.
O escorpião de Jade
👀 Enquanto isso, eu que lute com um escorpião que invadiu minha casa. Lagartixas só gostam de moscas. Mas parece que mudança climática ajuda a espalhar escorpiões por prédios. Não importa a altura do seu andar. O povo da zoonose me contou que já viu escorpião no 23o andar. Socorro, BRASEW, como eu vou dormir?
🦎 Ainda não recebe a Tixa News direto
no seu zap, darling? Entra na nossa
comunidade logo, PELOAMOR!
https://bit.ly/3t4NqXm
🦎Aproveita e assina a nossa Newsletter mara!
https://www.tixanews.com.br/newsletter/