O consultor californiano Paul Dinsmore possui uma metodologia interessante de trabalho capaz de levar as pessoas a descobrirem seu projeto de vida, algo que faça sentido para elas. Trouxe para você algumas dessas ferramentas, com o objetivo de auxiliá-lo a assumir o controle de sua carreira profissional. Para início de conversa, é preciso deixar claro que não dá para separar carreira da vida como um todo – e é nesse momento que as pessoas acabam se atrapalhando.
Todos os papéis que desempenhamos em nosso cotidiano estão interligados e nossos padrões de comportamento repetem-se em todas as esferas da vida. É preciso unir trabalho e vida pessoal partindo para um projeto de vida. Dinsmore, em matéria especial para a edição 54 da Revista Você S/A, orienta para que você pense em sua vida como um projeto integrado, que envolva atividades e desejos, realizações e projetos. Para alcançar esse patamar é preciso metodologia, flexibilidade e revisão constante das atitudes. Mais ou menos como é feito nos processos empresariais!
Vamos acompanhar os passos sugeridos por ele:
Passo 1: Quem é você
A força vital de seu projeto de vida é você. O autoconhecimento é a base para iniciar esse processo. Quando nos conhecemos, somos capazes de conduzir nossas ações de uma maneira mais positiva e ficamos mais atentos às auto-sabotagens tão comuns no ser humano. As perguntas são aliadas no processo de reflexão:
- Quais são meus valores de base?
- Quais são meus pontos fortes?
- Em que preciso melhorar?
- Quais as oportunidades que vejo em minha carreira?
- O que ameaça meus planos?
- Quanto tempo dedico para planejar o futuro?
- Tenho algum recurso financeiro para colocar meus projetos em prática?
Passo 2: Elaborar a missão pessoal
Assim como as empresas possuem sua missão com o objetivo de nortear sua existência, você também precisa elaborar a sua. Depois de responder às perguntas do Passo 1, é possível colocar no papel o propósito de seu projeto. Esse passo é importante, pois quando consegue-se visualizar com clareza para onde se deseja seguir, o caminho fica mais fácil. Veja uma missão para inspirá-lo na elaboração da sua:
Minha missão é viver com tranqüilidade e gerar prosperidade material e emocional para mim e minha família, através de bons exemplos, comprometimento com a melhoria pessoal e focada na busca da excelência profissional e pessoal.
Passo 3: Busque parcerias
Sozinho será muito difícil você cumprir sua missão pessoal. Você precisa ter apoiadores, stakeholders na linguagem empresarial. Você pode encontrá-los na família, no círculo de amigos ou nos parceiros de trabalho. Existirão também os apoiadores circunstanciais, como um professor de Tai chi que o ajudará a encontrar o equilíbrio e a disciplina ou aquele gerente de banco que o orientará em suas aplicações financeiras e investimentos.
O sucesso de seu projeto pessoal depende muito da sua relação com os stakeholders. Assim, é preciso gerenciar bem seus contatos. Faça uma lista de todas as pessoas que poderão lhe ajudar na realização de suas metas, o tipo de ações concretas em que eles poderão participar e as datas para sua execução.
Passo 4: Elaboração da visão para sua vida
Após saber quem você é, elaborar sua missão, saber quem pode ajudar em seu projeto é o momento do estabelecimento de metas que pretende atingir em determinado período de tempo. Esta deve ser sua visão de futuro, resumida em uma ou duas frases. Para a elaboração esteja atento às seguintes abordagens:
- Comece com uma visão de curto prazo;
- A visão de médio prazo auxilia na visualização do caminho a ser percorrido;
- A perspectiva de longo prazo oferece a visão geral das realizações a serem alcançadas.
Passo 5: Gerencie o tempo
Procure fazer um bom uso do seu tempo, dividindo as atividades em urgentes e importantes. Vale a pena conferir o papo que tive com o Christian Barbosa, especialista no assunto. Não perca o foco com atividades que não agregam valor à sua vida. Faça um uso inteligente do e-mail e do telefone e estabeleça prazos para execução das atividades.
Passo 6: Cuide bem de suas finanças
Detalhe o orçamento anual e adote planilha ou sistema para o controle dos gastos mensais. Procure saber o quanto de dinheiro será necessário para executar o seu projeto pessoal. Esteja atento as oportunidades de bons investimentos e ao mercado financeiro – a equipe do Dinheirama o ajudará bastante, hoje e sempre.
Passo 7: Saiba que os riscos existem
Na vida particular, assim como nas empresas, os riscos existem e precisam ser gerenciados de forma equilibrada.
Passo 8: Junte todas as peças
Os fundamentos para o gerenciamento de seu projeto de vida você já conhece, agora é preciso unir as áreas e administrá-las ao mesmo tempo. Saiba que se uma delas falhar, as outras sofrerão conseqüências – efeito dominó. Há uma conexão forte entre elas, mas não há certo e errado. Faça o que for apropriado ao seu estilo de vida. Mas faça alguma coisa.
Paul Dinsmore lembra que as mudanças são uma constante e para se obter um bom desempenho em seu projeto de vida é preciso ter flexibilidade para adaptar-se a elas. Para isso, elabore planos com possibilidade de alteração. Mas, atenção: um projeto de vida vale à pena quando o objetivo é a qualidade de vida! Afinal, o importante é ser feliz!
Crédito da foto para stock.xchng.