Alguns leitores sugeriram que você criada uma categoria para abordar leituras recomendadas e bons livros sobre finanças pessoais, economia em geral e investimentos. É uma ótima idéia e vou tentar colocá-la em prática já com este artigo. O mais importante ao ler um livro deste gênero é estar ciente de que os resultados só aparecerão se você, e só você, decidir que eles apareçam. Em outras palavras, cuidar do seu dinheiro é tarefa sua e não de quem escreve o livro. Já vi muitas pessoas lerem tais obras e as desmereçê-las, ou ainda, ridicularizá-las.
Portanto muito cuidado. Tenha certeza de que quer mudar e saiba que mais importante do que começar, é levar adiante constantemente os conceitos apresentados. O seu controle precisa ser, obrigatoriamente, um círculo virtuoso. Vou indicar dois livros essenciais para quem quer começar, de linguagem simples e bem objetiva.
- “Saiba Mais para Gastar Menos” de Elaine Toledo, editora Alaúde, 142 páginas. Preço sugerido de R$ 24,50. Este é um livro bem básico e escrito de uma forma bastante ‘light’, que pode ajudá-lo a entender que atitude é tão importante quanto conhecimento. O foco é na redução de gastos de forma inteligente e a aplicação deste montante economizado. Indicado para leitores com pouco, ou nenhum conhecimento de economia e finanças.
- “Dinheiro – Os Segredos de quem tem” de Gustavo P. Cerbasi, editora Gente, 192 páginas. Preço sugerido de R$ 30,00. O autor, consultor já consagrado, trata de assuntos importantes para uma saudável vida financeira de uma forma natural e desafiadora. Com muitos exemplos, fica fácil entender que economizar é algo saudável e que investir pode ser algo muito bom para um aposentadoria tranquila. Recomendado a todas as pessoas que acham que entendem bem do seu orçamento e àqueles que desejam compreender mais facilmente temas como juros compostos, riscos e indicadores econômicos.
Por enquanto é isso. Prometo atualizar a categoria e postar sempre mais dicas e observações. São muitos os bons livros. Ainda bem. Abraço.