Home Finanças PessoaisInvestimentos Poupança faz aniversário? Como assim?

Poupança faz aniversário? Como assim?

por Conrado Navarro
3 min leitura

Fabio escreve: “Meu assunto hoje é novamente a poupança. Tenho uma grande dúvida com relação ao que chamam de aniversário da poupança. O que é isso? É importante seguir uma mesma data para investir na poupança? Exemplo: investir sempre dia 10 de cada mês e investir R$100,00, faz alguma diferença se num mês investir dia 10 e no mês seguinte investir dia 15? E se acontecer que o dia 10 caia num sábado ou domingo”?

Oi Fabio, tudo bem? Suas perguntas são muito importantes e não se preocupe, a grande maioria das pessoas nem imagina que a poupança possa ‘fazer aniversário’. Deixando o ‘economiquês’ de lado, este aniversário nada mais é do que o dia em que a sua aplicação completa um mês, então sendo pagos os juros. Ou seja, o dia em que a poupança vai efetivamente ‘render’. Antes deste aniversário, o montante depositado não sofrerá correção.

Usando seu exemplo, se no dia 10 de um determinado mês são depositados R$ 100,00, os juros só serão acrescidos no dia 10 do mês seguinte. Caso o dia 10 não seja um dia útil, o crédito será no dia útil posterior mais próximo. Na poupança tradicional, o saque antes da data do aniversário não possui rendimento. Se este for o seu caso, evite saques em dias próximos ao do aniversário. Já estou imaginando sua cara: “Não é possível que a poupança funcione assim Navarro”. Calma, tenho boas notícias no próximo parágrafo.


É importante lembrar que poupanças abertas nos dias 29, 30 e 31 terão como data de aniversário oficial o dia 01 do mês subseqüente. Lembre-se que o mês de fevereiro só tem 28 dias. Mas então só posso depositar no dia 10? Sim e não. Finalmente a boa notícia: geralmente os bancos abrem uma conta poupança a cada dia que um novo depósito é realizado, ou seja, o que você depositou no dia 10 faz aniversário no dia 10 do mês seguinte, o que foi depositado no dia 11 faz aniversário no próximo dia 11 e assim por diante. Mas eu disse geralmente. É preciso investigar e perguntar. Normalmente esta poupança com diversas datas é chamada de Poupança com data-múltipla ou poupança inteligente. Veja um exemplo aqui.

Uma curiosidade: você sabe onde são aplicados os recursos captados com a Caderneta de Poupança? É claro que o dinheiro não fica guardado em um cofre esperando você sacá-lo. A maioria do montante é investida em operações de financiamentos imobiliários. Opa, portanto ter dinheiro na poupança ajuda o país a crescer? Sim! Não só na poupança, mas em grande parte dos fundos e até em ações, nosso dinheiro está ‘financiando’ o crescimento da nação e das empresas nela constituídas. É uma boa não é? Abraço.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.