A empresa Via (antiga Via Varejo) estava listada na bolsa de valores brasileira (B3) sob o código VIIA3 (antiga VVAR3). Essas ações de alto risco são comercializadas para pessoas interessadas em investir no setor de varejo. Atualmente, contudo, elas são negociadas com o código (BHIA3)
A Via, hoje Casas Bahia, sem dúvida é uma grande companhia do setor varejista, relacionada com as marcas Extra, Casas Bahia e Ponto. No texto de hoje, você confere um pouco mais sobre a empresa e suas ações. Então, boa leitura!
A Via, empresa do setor de comércio varejista, que vende produtos para o grande público. Além disso, está listada na B3 sob o código BHIA3. No entanto, os códigos VVAR3 e VVAR11 eram relacionados à empresa, pois eram utilizados por ela até 2021.
A empresa está no mercado desde 2010, quando se associou às Casas Bahia e ao PontoFrio, controlando o e-commerce do Extra e operando as grandes redes brasileiras Pontofrio, Casas Bahia e Bartira.
Enquanto a rede Casas Bahia está presente em mais de 20 estados, a rede Ponto Frio possui mais de 250 lojas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já a fábrica Bartira produz aproximadamente 750 produtos por hora, representando 35% das vendas de móveis da Via.
VVAR3 mudou de nome?
O nome original da empresa era Via Varejo. Contudo, em 2021, a empresa mudou de nome para Via S.A. e seus códigos de negociação na B3 foram alterados de “VVAR3” para “VIIA3”. Assim como o ticker, o nome do pregão também foi alterado de “Via Varejo” para “Via” e agora Casas Bahia.
A mudança da marca, anunciada pela companhia em abril de 2021, tem como objetivo que a empresa vá além do varejo. De fato, essa intenção foi traduzida em mudanças no logo, cores e posicionamento da marca. Entretanto, em setembro de 2023, a empresa mudou novamente de nome e voltou a ser chamada de Casas Bahia, com o ticker BHIA3.
Cotação Casas Bahia
Como declarar no Imposto de Renda?
Para que você possa declarar suas ações no Imposto de Renda, siga estes passos:
- Em primeiro lugar, acesse a ficha “Bens e Direitos” e selecione o grupo “03- Participações Societárias”;
- Em seguida, clique no código “01 – Ações (inclusive as listadas em Bolsa)” e informe as ações que você tinha em 31 de dezembro do ano-calendário;
- Logo depois, em “Discriminação”, preencha as seguintes informações: quantidade de ações, valor de aquisição, nome, CNPJ da empresa, a corretora utilizada para a compra e o tipo de ação;
- Por fim, informe o valor de aquisição das ações no campo “Situação”;
Preencha novamente os campos para todas as ações que você possuir na carteira. As informações necessárias para a declaração estão no Informe de Rendimentos fornecido pela corretora e nas notas de corretagem. Caso sua corretora não envie esses documentos, basta solicitá-los.
Aluguel de ações
É provável que você já ouvido falar em aluguel de ações, certo? A saber, essa operação é composta por duas partes, sendo um doador e um tomador. Enquanto o doador é o proprietário dos papéis, o tomador é quem pega o empréstimo.
As duas partes fazem um acordo que possui uma garantia, remuneração e prazos específicos. A BM&FBOVESPA é administradora do serviço e contraparte central desse tipo de operação para a segurança dos envolvidos.
Assim como outras ações, as da VIIA3 também podem ser alugadas. Dessa forma, essa pode ser uma boa alternativa para quem ainda está em dúvida quanto à aquisição de ações da Via.
BHIA3 Relação com Investidores (RI)
Conforme dissemos, a Casas Bahia é a maior empresa brasileira do setor varejista de eletroeletrônicos e móveis. Em 2021, a empresa registrou um lucro de R$ 538 milhões. Além das Casas Bahia, do Ponto e da Bartira, a empresa também controla o banco digital BanQi e a ASAP Log, de logística.
A Via está listada no Novo Mercado da B3 com o código BHIA3. A companhia foi criada logo após a associação com as Casas Bahia, de propriedade da família Klein, e com o Ponto, pertencente ao Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).
Até junho de 2019, o GPA era seu acionista controlador, com 39,36% de participação. Contudo, durante um leilão de venda das ações, Michel Klein voltou a ser presidente do Conselho de Administração e o acionista de referência da companhia.
Por conta da transferência de controle, a empresa pôde focar na integração entre negócios offline e online. Na Black Friday de 2019, a empresa teve R$ 1 bilhão em vendas. Na pandemia, as vendas pela internet passaram de 30% para 70% do faturamento.