Método criado por Nigro já ajudou milhares de pessoas a melhorarem sua condição financeira em todo o Brasil.
Em cenários de crise econômica, é necessário traçar estratégias de investimento eficientes para aumentar os ganhos e, principalmente, reduzir as perdas. É esse o principal objetivo da metodologia ARCA, ensinada por Thiago Nigro, o Primo Rico.
Exemplo disso é que, em 2020, a carteira pública de investimentos de Nigro, Rumo ao Bilhão, fechou o ano com 26,25% de valorização. Por outro lado, o Ibovespa fechou o ano com 3% de valorização.
Diante de resultados como esse, você deve estar curioso para conhecer a metodologia ARCA e descobrir como utilizá-la em seus investimentos. É exatamente isso que você vai descobrir neste texto. Confira!
O que é o método ARCA de investimentos?
A sigla “ARCA”, que nomeia a metodologia, é a abreviação de quatro classes de ativos:
A – Ações Brasileiras
R – Real Estate (ou mercado imobiliário)
C – Caixa
A – Ativos Internacionais
A ideia dessa metodologia é diversificar a carteira de investimentos com essas quatro classes de ativos. É importante entender que cada um dos quadrantes da ARCA tem um peso na carteira. Saiba mais sobre cada uma delas:
Ações brasileiras
Parte da carteira que expõe o investidor ao mercado brasileiro para que seja possível aproveitar seu potencial de ganhos.
Real Estate
Parte da carteira que expõe o investidor ao mercado imobiliário, explorando o ganho financeiro dessa área e aproveitando as opções com mais rentabilidade no longo prazo.
Caixa
Parte da carteira que expõe o investidor aos ativos de maior segurança. Assim, é possível ter mais sanidade quando tiver dinheiro disponível para aproveitar oportunidades inesperadas e para passar por dificuldades.
Ativos Internacionais
Parte da carteira que expõe o investidor ao mercado internacional e ativos estrangeiros, especialmente os atrelados ao dólar. Assim, é possível diversificar a carteira e aproveitar oportunidades globais.
Definição das porcentagens no Método ARCA
Cada classe de ativos deve representar, inicialmente, 25% de sua carteira de investimentos. Assim, com a separação das classes em partes iguais, é possível deixar a carteira bem diversificada.
Porém, esse número não deve ser seguido, necessariamente, à risca. O ideal é que nenhuma das classes esteja abaixo de 15% nem muito acima de 40% para que você não perca a diversificação da carteira.
Além disso, também é recomendado que haja diversificações dentro de cada classe de ativos. Mas, é preciso tomar cuidado para não ter mais de 15 ativos diferentes no total da carteira, para que você consiga se dedicar a cada um deles e analisá-los individualmente.
Dessa forma, pode-se escolher entre os seguintes ativos em cada classe:
- Ações Brasileiras: Ações, ETFs e Fundos de Ações ou Multimercado;
- Real Estate: Fundos Imobiliários e outros investimentos deste mercado;
- Caixa: Investimentos e fundos de investimento em renda fixa com alta liquidez;
- Ativos Internacionais: Ações no exterior, BDRs, ETFs, Fundos Cambiais e Fundos de Investimento no Exterior.
Rebalanceamento dos quadrantes
Com o tempo, é natural que a porcentagem de aplicações em cada quadrante sofra alterações. Ou seja, um ativo que compõe 25% de sua carteira pode passar a compor 30% ou 20%. Nesse momento, é preciso fazer o rebalanceamento de sua carteira.
Este é um dos conceitos mais importantes da metodologia. Periodicamente, é preciso redistribuir as aplicações de sua carteira de investimentos para que, no final do período, cada quadrante possa atingir os 25% de aplicações ideais.
A lógica é a seguinte: quando um dos grupos de ações está em baixa, ele também representará menos de 25% de sua carteira. Mas, quando você fizer o rebalanceamento, poderá comprar as ações por um preço mais baixo e ter retornos maiores no longo prazo.
Comprar as ações dos quadrantes que estão em desvalorização é uma forma de se manter comprando os ativos mais baratos. Ao mesmo tempo, você poderá vender os ativos mais caros e ter um bom retorno no longo prazo.
Dessa forma, o método ARCA se mostra uma maneira prática de ganhar dinheiro de forma inteligente. Dessa forma, é possível chegar mais perto de sua independência financeira.
Por que essa estratégia é promissora no longo prazo?
Comprar ações que estão em desvalorização é uma forma de conseguir ativos por um valor mais baixo. Ao mesmo tempo, fazer o movimento de venda das ações mais caras é uma maneira de conseguir bons lucros. Dessa forma, sua renda se mantém em constante crescimento.
Porém, esse tipo de estratégia exige alguns cuidados:
- Mantenha-se atualizado em relação à sua carteira e ativos para acompanhar suas alterações e traçar novas estratégias para aproveitar as oportunidades;
- Não negligencie nenhum aspecto do método ARCA de investimentos;
- Dedique-se e estude sobre todos os seus ativos antes durante e também depois de comprá-los.
Também é preciso ter atenção para que cada ativo seja trabalhado tanto individualmente quanto em grupo. Dessa forma, você poderá ter mais controle sobre suas finanças e oportunidades de forma realista e completa.
Por que o método ARCA de investimentos é uma boa aposta?
Se você quer conquistar sua independência financeira, o método ARCA é a melhor estratégia disponível atualmente. Essa também é uma boa maneira de aprender a lidar com o mundo dos investimentos.
Esta é uma alternativa didática e simples, que permite que o investidor aproveite todas as oportunidades de fazer com que seu dinheiro trabalhe para ele. Além disso, o criador do método, Thiago Nigro, divulga cada passo e explica as razões de suas tomadas de decisão para te ajudar a seguir pelo mesmo caminho.
Sobre Thiago Nigro, o criador do método ARCA
Thiago Nigro é o idealizador do canal O Primo Rico, um veículo online que busca ensinar o público sobre educação e gestão financeira.
Seu canal no YouTube foi criado em 2016 e alcança milhões de pessoas, além de ser um dos maiores do Brasil e de todo o mundo. Nele, Nigro demonstra de forma didática as estratégias que utiliza para seus próprios investimentos.
Para ele, antes de começar a fazer aplicações, é preciso entender que deve-se pensar em dinheiro como tempo, e não como algo material. Por isso, o investidor precisa saber como ganhar mais dinheiro para ter sucesso. Além disso, é preciso aprender a gerenciar suas finanças e a fazer melhores negócios.
Atualmente, Nigro é CEO e fundador do Grupo Primo. Além disso, compartilha suas experiências no mundo dos investimentos e dos negócios por meio de suas redes sociais.
Também é autor do livro best-seller “Do Mil ao Milhão: Sem Cortar o Cafezinho” e já emprestou sua imagem para a Turma da Mònica para ensinar finanças para as crianças por meio do personagem “Priminho Rico”.
Conclusão
O método ARCA é uma estratégia de diversificação de investimentos para aumentar os ganhos de sua aplicação. A estratégia desenvolvida por Thiago Nigro, fundador do canal O Primo Rico, tem sido utilizada, aplicada e explicada por ele em seu canal no YouTube, comprovando sua efetividade.
Agora que você já sabe o que é a metodologia ARCA, pode começar a utilizá-la para organizar sua vida financeira e fazer crescer seu patrimônio. Conte-nos sua opinião ou experiência sobre essa metodologia nos comentários!