Home Investimentos Como fazer portabilidade de previdência privada?

Como fazer portabilidade de previdência privada?

por Leonardo Moric
0 comentário
Portabilidade de previdência privada

Ao fazer a portabilidade de previdência privada, você pode transferi-la para uma instituição que ofereça condições mais vantajosas sem precisar pagar impostos pela transação.

Se você tem uma conta em um banco, mas não está satisfeito com o serviço oferecido, você procura outra instituição melhor e troca de banco, certo? Com a previdência privada é possível fazer a mesma coisa.

Mas, como funciona essa portabilidade, em quais situações é possível fazê-la e qual é o passo a passo que deve ser seguido? Você encontra todas essas respostas neste artigo. Continue essa leitura!

O que é portabilidade de previdência privada?

Quando alguém faz a portabilidade de previdência privada é porque quer mudar o plano contratado para outra instituição. Ao fazer esse processo, não é necessário resgatar os valores e reinvesti-los, o que acarretaria na cobrança de tributos.

É possível migrar seu plano para um banco, corretora de investimento, gestora de recursos, seguradora ou fintech. Mas, existem algumas regras que devem ser respeitadas, como período de aplicação e compatibilidade dos planos. 

Existem duas formas de fazer a portabilidade de seu plano de previdência privada: interna e externa. 

Na primeira, o cliente muda de produto dentro da mesma instituição. Um exemplo disso é a troca do fundo de previdência no qual seus recursos estão sendo aplicados. Na segunda, é feita a mudança de instituição.

A portabilidade é um dos principais benefícios dos investimentos em previdência privada. Por isso, não deve haver impedimentos nem custos adicionais envolvidos no processo.

O cliente deve entrar em contato com a instituição para a qual deseja transferir seus recursos e ela mesma fará todo o processo. A nova instituição entrará em contato com a atual e cumprirá as etapas necessárias para a portabilidade.

É importante lembrar que existem apenas duas modalidades de previdência privada: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). Porém, existem diversos tipos de planos, com condições, prazos, valores e perfis dentro de uma mesma instituição.

Regras da portabilidade

Confira as principais regras relacionadas à portabilidade de previdência privada:

Período

A transferência só pode ser feita no período de acumulação da previdência, ou seja, aquele no qual você está fazendo aplicações periódicas de dinheiro. Quando a migração é feita, a rentabilidade de seu investimento permanece a mesma.

Modelo de tributação

Se você contratou uma previdência no regime progressivo de Imposto de Renda, aquele no qual o imposto varia conforme o valor recebido, é possível mudar para o modelo regressivo, no qual a alíquota diminui conforme o tempo de aplicação. Mas, a mudança do regime regressivo para o progressivo não é permitida.

Modalidade

Só é possível fazer a mudança para planos da mesma modalidade. Ou seja, se você possui um PGBL, deve escolher outro plano dessa modalidade. A mesma coisa se seu plano for VGBL.

Quando fazer a portabilidade da previdência privada? 

A portabilidade pode ser feita em diversas situações. Confira as principais:

Baixa rentabilidade

O plano de previdência deve ser visto como um investimento. Por isso, se você notar que o rendimento está abaixo da meta do plano ou do indexador usado (como CDI ou IPCA) por um período muito longo, pode ser o momento de migrar sua aplicação.

Isso é importante porque alguns investimentos podem ficar por anos rendendo abaixo do principal indexador, ainda mais quando há produtos de renda variável dentro do portfólio. O grande problema é quando isso vira recorrente. Existem produtos de previdência privada no mercado que estão há décadas rendendo abaixo do benchmark. Nesses casos, é importante se atentar para fazer a migração.

O ideal é que a rentabilidade esteja alinhada com os riscos que você correrá naquela aplicação. Além disso, como este é um investimento de longo prazo, o recomendado é que a previdência tenha produtos de renda variável. Porém, é preciso ter consciência de que isso aumentará tanto a rentabilidade quanto os riscos.

Taxas 

Normalmente, as principais taxas cobradas nos planos de previdência são a de administração e a de carregamento, mas alguns fundos também cobram taxa de performance. 

O valor cobrado varia conforme cada instituição e tem a ver com o valor do investimento e a quantidade de aportes realizados. Por isso, é importante fazer pesquisas para saber se o valor que você está pagando está na média praticada pelo mercado. 

Se não, é preciso buscar outra instituição, que cobre taxas justas e não prejudique a rentabilidade final de seu investimento. 

Estratégia de investimento 

Quando você define seu perfil de investidor, é muito importante ter consciência de que ele mudará com o passar do tempo. Por esse motivo, pode ser que você comece aplicando em um fundo de renda fixa, mas com o passar do tempo, prefira a exposição à renda variável para aumentar seu potencial de rentabilidade, apesar dos riscos.

Este também é um ótimo motivo para realizar a portabilidade de investimentos, independentemente de ser externa ou interna.

Insatisfação com a instituição

Caso você não esteja satisfeito com o atendimento ou o suporte da instituição atual, também é possível migrar seu plano de previdência para uma outra instituição. Falta de transparência e plataformas ineficientes também são bons motivos para a migração.

Passo para fazer a portabilidade de previdência privada

1. Informe-se sobre as condições do seu plano atual

Antes de solicitar a portabilidade, você precisa se informar sobre todos os detalhes de seu plano atual: quais são as taxas cobradas pela instituição, se o imposto de renda segue a tabela progressiva ou a regressiva, se é PGBL ou VGBL, os fundos de investimentos e a tábua atuarial.

Com essas informações, você poderá identificar se este plano é adequado para seu perfil de investidor e comparar com as opções oferecidas por outras instituições.

2. Faça pesquisas

Pesquise os planos oferecidos por outras instituições financeiras e descubra quais são suas condições para poder compará-los ao seu plano atual. Também busque conhecer outros planos oferecidos pela instituição atual para analisar a possibilidade de portabilidade interna.

3. Cuidado com a tábua atuarial

Se você opta ou pretende optar por ter renda durante a fase do usufruto de sua previdência, é preciso ficar atento à tábua atuarial. Esta tabela define a data provável do falecimento do segurado conforme sua idade.

Essa informação é importante porque a expectativa é usada para determinar o valor da renda a ser recebida. Quanto mais antiga é a tábua, a expectativa de vida tende a ser mais baixa e a renda a ser recebida é maior.

4. Entre em contato com a nova instituição

Quem opta pela portabilidade externa deve entrar em contato com a nova instituição e apresentar os documentos solicitados. A nova instituição fará todo o trâmite de transferência com sua instituição atual.

Conclusão

Se você possui um plano de previdência privada, saiba que é possível fazer a portabilidade interna ou para outra instituição e garantir as melhores condições de retorno em seu plano. Para isso, porém, é preciso tomar alguns cuidados, como se atentar à modalidade de previdência e ao período de contribuição.

Se você está em busca de um plano de previdência com as melhores estratégias e condições, saiba que no dia 10 de outubro de 2022 será lançado o fundo Arca de previdência privada. Com ele, você garante eficiência tributária, as melhores estratégias, transparência e taxa justa. 

Esse guia te ajudou a entender um pouco mais sobre como funciona a portabilidade de previdência privada? Deixe sua opinião nos comentários!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.