A diferença entre os desempenhos das ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) não pode mais ser ignorado ao chegar a incríveis 60 pontos percentuais de diferença, com a dianteira tomada pela estatal. Para o time de analistas do BTG Pactual, este é o momento para dizer: venda Petrobras e compre Vale!
Eles explicam que há várias razões para justificar essa lacuna, que incluem um risco político significativo na Petrobras e uma série de fatores que afetam o lucro da mineradora, juntamente com uma história macro decepcionante na China até agora impactando a Vale.
Performance relativa entre a VALE3 vs PETR4
“Embora haja riscos para a indicação de compra, a saber, uma política de dividendos mais agressiva na Petrobras e uma recuperação nos preços do petróleo, acreditamos que as expectativas são tão baixas para a Vale/China que o trade parece um tanto assimétrico”, escreveram Leonardo Correa, Pedro Soares, Thiago Duarte e Caio Greiner.
O relatório aponta 4 argumentos a favor da compra de Vale e 3 para a venda da Petrobras:
Vale
1 – “O posicionamento dos investidores e as expectativas atingiram os mínimos”
2 – “Acreditamos que a tempestade perfeita dos resultados decepcionantes da Vale no primeiro trimestre de 2023 deve melhorar à frente”
3 – Avaliação mais favorável: Embora o ângulo da avaliação seja discutível (dada uma série de despesas não recorrentes manchando o fluxo de caixa livre de médio prazo), agora vemos a Vale entregando um pouco acima de 10% em retornos de caixa para 2023.
4 – China: os formuladores de políticas até agora ficaram materialmente desapontados com os anúncios de estímulos, mas continuam buscando fortalecer a atividade doméstica, e todas essas medidas acabarão se somando.
Petrobras
1 – Hora de realizar lucros: a Petrobras tem tido um grande desempenho no acumulado do ano, logo após a redução de riscos em relação a política de preços de combustível, revisões em seu plano de investimentos e política de dividendos.
2 – O mercado parece já estar precificando um retorno total do acionista (dividendos + recompras) em 2023 de mais de 12 (equivalente a um pagamento superior a 40% dos ganhos), o que pode limitar a vantagem a partir deste ponto.
3 – A Petrobras tem sido mais agressiva em sua política de preços de combustíveis ultimamente, após a sequência de cortes de preços anunciada.