A Americanas (AMER3), em recuperação judicial, informou nesta sexta-feira (14) que a 3G Capital Partners, formada pelos maiores acionistas da empresa Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, foram excluídos do “polo passivo” de uma demanda de R$ 500 milhões feita por outros acionistas.
Segundo o documento enviado à CVM, foi proferida decisão no Procedimento Arbitral CAM nº 236/23 excluindo a 3G Capital Partners LP do processo.
O procedimento foi impetrado pelo Instituto Ibero-americano da empresa, Charles Xavier Gois Dantas, Fabiana dos Reis Saorin, Francisco Airton Duarte Filho, Francisco Rubens Leite Curinga, Naiquel Sassi e Victor Revoredo Vasconcelos.
Os requeridos foram a Americanas, 3G Capital Partners LP, Cathos Holdings S.A.R.L., BRC S.A.R.L., Cedar Trade LLC, SVelame S.A.R.L., Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto da Veiga Sicupira e Marcel Herrmann Telles.
“Os Requerentes buscam o ressarcimento de perdas alegadamente sofridas por investidores em razão dos fatos descritos no Fato Relevante da Americanas de 11/01/2023 e seus desdobramentos”, aponta a CAM (veja abaixo).
Em 11 de janeiro, a Americanas reconheceu inconsistências contábeis da dimensão de R$ 20 bilhões.
Resultados
A Americanas também informou sobre o seu processo para apresentar os resultados dos exercícios contábeis já encerrados, incluindo o de 2022, e que eles continuam em curso.
Além disso, a preparação e a revisão das informações do primeiro trimestre dependerão da conclusão do relatório anual e que não sabe determinar “com segurança” a data de entrega do balanço.
A “melhor estimativa” está no envio das informações em 60 dias contados após a divulgação das demonstrações financeiras de 2022.
CAM nº 236/23: