Home Economia e Política Crise europeia: acordo fechado, feridas abertas

Crise europeia: acordo fechado, feridas abertas

por Plataforma Brasil
0 comentário

Crise europeia: acordo fechado, feridas abertasPor Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.

Caros Leitores, foi com alívio que o mundo (e muitos correntistas) acompanharam o desfecho do acordo europeu, com o perdão de 50% da dívida grega, o reforço ao fundo de resgate com 1 trilhão de euros e a decisão de recapitalizar os bancos fragilizados com os duros choques de uma economia real que grita por atenção e socorro.

O feito mostra a importância das lideranças políticas no processo, com especial destaque para a Chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, mas expõe as questões estruturais de uma dinâmica econômica que não será saciada apenas por uma solução emergencial, por mais relevante que seja, e que clama por uma rota de desenvolvimento que se sustente no horizonte com menos aflição e mais estabilidade.

Trata-se, portanto, de uma complicada equação que carrega nas suas variantes a revisão do modelo de governança econômica da zona do euro. Revisão que contemple não somente as implicações fiscais e o controle da dívidas soberanas dos estados politicamente independentes, mas que ofereça sustentação para um efetivo empurrão na direção de um sistema capitalista sólido, arejado, com tração e menos sustos.

A esperança para aqueles que militam por um ocidente forte, mas que saiba coexistir com outras culturas, modelos e atores – e é importante lembrar que o Brasil se insere neste caldeirão com cada vez mais força – é a de que os desafios[bb] que se colocam no caminho da velha Europa sejam apenas mais uma provação; uma dentre tantas já vividas. Neste sentido, um olhar contextualizado na história dos últimos 100 anos pode ser bem esclarecedor.

Europa ocidental, glórias e desventuras.
Com o fim da gloriosa fase colonial, os europeus ocidentais atravessaram a dramática primeira metade do século passado com direito a massacres e assustadora autodestruição (período em que os esqueletos e as sobras problemáticas do período colonial começavam a se fazer presentes), para então serem socorridos pelo processo de reconstrução.

Na segunda metade do século, carregaram a carga (por vezes exaustiva) de representar a Europa próspera e socialmente nutrida como antítese ao leste europeu comunista, decrépito e planificado, vivenciando um longo período com inquestionável distribuição do bem estar social e acumulação de riquezas.

Com o fim da cortina de ferro, absorveram o leste europeu, receberam os impactos da imigração das antigas colônias, fortaleceram a união dos estados nacionais e criaram uma moeda unificada, mas, com exceção da Alemanha (hoje uma credora sob ameaça), esqueceram as lições do passado e deitaram definitivamente no traiçoeiro berço esplêndido da bonança.

Feridas abertas
No entanto, surge no horizonte o arejamento que historicamente opera para trazer à tona alguns antigos e sólidos valores, juntamente com um sopro de modernidade e dinamismo essenciais aos processos de reconstrução.

A mudança nasce do novo e antigo empreendedorismo[bb], da malha corporativa das ainda sólidas médias empresas – que, atuando na economia real, desprezam a especulação descontrolada, valorizam a importância regulatória do Estado (desde que não seja excessiva e se mantenha a serviço de uma sociedade livre), mas lutam por um modelo economicamente sustentável e coexistente com outras culturas.

Vejo nesse movimento o remédio para fechar muitas das feridas hoje expostas. Contudo, a retórica politicamente correta e do bom senso sustentável precisa deixar de ser apenas retórica para virar realidade. Com força, disciplina, protagonismo político efetivo e senso de convivência responsável digno de um continente economicamente entrelaçado e profundamente interdependente.

Se vai dar certo? A torcida é grande.

Foto de sxc.hu.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.