O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, inicia uma visita a três Estados do oeste do país nesta segunda-feira, com o objetivo de revigorar sua candidatura à reeleição, destacando os recentes sucessos econômicos e suas realizações no financiamento de novos projetos de infraestrutura.
A viagem de Biden ao Arizona, Novo México e Utah representa um forte contraste com as controvérsias históricas que giram em torno de seu principal rival republicano, o ex-presidente Donald Trump, que foi indiciado na semana passada pela terceira vez em quatro meses, desta vez por suas tentativas de reverter o resultado da eleição de 2020.
Biden, que passou a semana passada de férias em seu Estado natal, Delaware, se recusou a comentar sobre as acusações contra seu antecessor, que provavelmente também será seu oponente na disputa presidencial de 2024. A estratégia de reeleição de Biden está focada em falar ao público norte-americano sobre os pontos fortes da economia e como sua agenda legislativa está mudando suas vidas.
Pesquisas recentes mostram resultados ruins sobre a percepção da população, embora a economia dos EUA tenha superado avisos de recessão com mínimas de desemprego, fortes ganhos salariais e crescimento do PIB acima do esperado.
Alguns norte-americanos que votaram em Biden em 2020 dizem acreditar que a economia vai mal sob sua administração e podem não votar nele nas eleições de 2024, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na semana passada.
Cerca de metade dos entrevistados que votaram em Biden em 2020 disseram ter ouvido pouco ou nada sobre suas principais iniciativas políticas para reduzir a inflação ou aumentar os gastos com infraestrutura.
Biden e os congressistas democratas aprovaram projetos de lei no Congresso que destinam cerca de 1,5 trilhão de dólares a novos projetos de pontes, estradas, clima e manufatura.
A estrategista democrata Jennifer Holdsworth disse que a viagem desta semana pretende combater uma mensagem espalhada pela mídia de direita do país que distorce a economia e a agenda legislativa de Biden.
“Conforme o presidente Biden sair em campanha, acho que você verá essa tendência começar a mudar”, disse ela.
Autoridades da Casa Branca e membros do gabinete se espalharão por todo o país nesta semana para promover as realizações do governo, incluindo pelo menos uma dúzia de eventos de chefes de departamento, conselheiros e da vice-presidente Kamala Harris. Canteiros de obras em todo o país relacionados aos projetos de lei estão sendo marcados com placas indicando o papel de Biden.
Espera-se que Biden viaje para o Arizona na noite desta segunda-feira, antes de um evento na terça-feira, onde divulgará investimentos em conservação e proteção de recursos naturais e sua legislação de mudanças climáticas, a Lei de Redução da Inflação.