Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Estilo de Vida Editor da Gizmodo afirma que filme “Tetris” da Apple copiou seu livro

Editor da Gizmodo afirma que filme “Tetris” da Apple copiou seu livro

Ackerman pediu ao tribunal uma indenização em dinheiro equivalente a pelo menos 6% do orçamento de 80 milhões de dólares de produção do filme da Apple

por Reuters
3 min leitura
Representantes da Apple e da Tetris Company não comentaram o assunto nesta terça-feira

Dan Ackerman, editor-chefe do site de notícias de tecnologia Gizmodo, entrou com um processo no tribunal federal de Manhattan, acusando a Apple, a Tetris Company e outros de adaptarem seu livro sobre o videogame “Tetris” para um longa-metragem sem permissão.

Finclass Vitalício Quadrado

Ackerman relatou ter enviado o livro “The Tetris Effect” em 2016 para a Tetris Company, que supostamente o copiou para o filme e ameaçou processá-lo se ele buscasse seus próprios spinoffs para o cinema ou televisão.

(Imagem: Amazon)

O filme “Tetris” estreou na plataforma Apple TV em março. Ackerman pediu ao tribunal uma indenização em dinheiro equivalente a pelo menos 6% do orçamento de 80 milhões de dólares de produção do filme.

Representantes da Apple e da Tetris Company não comentaram o assunto nesta terça-feira.

O livro de Ackerman, “The Tetris Effect: The Game That Hypnotized the World” (“O Efeito Tetris: O Jogo que Hipnotizou o Mundo”) foi publicado em 2016. O livro narra a história do game de quebra-cabeças soviético e a luta por seus direitos de licenciamento global como um “thriller da Guerra Fria com um ângulo de intriga política”, segundo o processo de Ackerman.

O processo afirma que Ackerman enviou uma cópia pré-publicação do livro para a Tetris Company no início daquele ano. Ele sustenta que a empresa se recusou a licenciar sua propriedade intelectual para projetos relacionados ao livro, dissuadindo produtores interessados em adaptá-lo, e enviou ao autor uma “carta de cessação e desistência com palavras fortes”.

Finclass Vitalício Quadrado

De acordo com a denúncia, a presidente-executiva da empresa, Maya Rogers, e o roteirista Noah Pink começaram a copiar o livro de Ackerman para o roteiro de “Tetris” a partir de 2017.

Segundo Ackerman, o filme “tomou emprestados várias seções e eventos específicos do livro” e que é “semelhante ao livro em quase todos os aspectos materiais”.

Ackerman acusou a Apple e a Tetris Company de violação de direitos autorais, concorrência desleal e interferência ilegal em suas relações comerciais.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.