Os contratos futuros de açúcar bruto na ICE fecharam em alta nesta quinta-feira, com os investidores focados nas expectativas de um crescente déficit global, enquanto o café arábica recuou.
Açúcar
O outubro do açúcar bruto fechou em alta de 0,24 centavos, ou 1%, a 23,95 centavos de dólar por libra-peso.
A produção de açúcar do centro-sul do Brasil, maior produtor global, cresceu 11,3% na segunda quinzena de julho em relação ao ano anterior, totalizando um recorde 3,68 milhões de toneladas, segundo dados do grupo industrial Unica.
Os operadores disseram que o mercado foi pego entre a realidade de grandes quantidades de açúcar sendo produzidas no Brasil agora e a possibilidade de um déficit crescente para a próxima temporada, dependendo do clima, acrescentando que os preços podem cair no curto prazo.
A Organização Internacional do Açúcar (OIA) previu nesta quinta-feira um déficit global de açúcar de 2,12 milhões de toneladas em 2023/24 (outubro-setembro), sua primeira estimativa para a próxima temporada.
O contrato outubro do açúcar branco subiu 3,90 dólares, ou 0,6%, para 691,00 dólares a tonelada.
Café
O dezembro do café arábica caiu 0,55 centavos, ou 0,3%, a 1,5965 dólar por libra.
Maior produtor de arábica, o Brasil exportou 2,69 milhões de sacas de café verde em julho, 22,3% a mais do que no ano anterior, informou o conselho de exportadores Cecafé.
O novembro do café robusta caiu 9 dólares, ou 0,4%, para 2.534 dólares a tonelada.