A colheita de milho segunda safra no centro-sul do Brasil alcançou 77% da área plantada até a última quinta-feira, representando um avanço de 6 pontos percentuais em relação à semana anterior, mas ainda com atraso frente aos 89% registrados há um ano, disse a AgRural nesta segunda-feira.
Segundo a consultoria, os trabalhos estão finalizados em Mato Grosso e avançando sobre as últimas áreas de Goiás. Nos demais Estados, a colheita segue atrasada devido à alta umidade dos grãos e/ou ao plantio tardio, mas houve bom avanço em Mato Grosso do Sul.
A região também já começou a semear a primeira safra de milho da temporada 2023/24, com plantio em 4,6% da área estimada até a última quinta-feira, contra 1,8% um ano atrás, disse a AgRural.
“Temperaturas acima do normal e chuvas em algumas áreas de calendário mais antecipado têm favorecido o plantio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, únicos Estados com plantadeiras em campo até o momento, como é tradicional nesta época do ano”, afirmou em nota.