A London Stock Exchange Group (LSEG) está estudando o uso de blockchain para construir o que descreveu nesta segunda-feira como “um ecossistema de mercado digital de ponta a ponta para levantar e transferir capital em todas as classes de ativos”.
Murray Roos, chefe de mercados de capitais do LSEG, disse anteriormente ao Financial Times que a companhia sediada em Londres está examinando o potencial de criação de local de negociação baseado em blockchain há cerca de um ano e que a empresa chegou a um “ponto de inflexão”.
“A LSEG está explorando planos para construir um ecossistema de mercado digital de ponta a ponta que permitirá o levantamento e a transferência de capital de uma forma mais contínua e econômica em todas as classes de ativos”, disse a empresa.
Roos disse anteriormente ao FT em uma entrevista que a LSEG definitivamente não está projetando nada em torno de criptoativos, mas está procurando usar a tecnologia para melhorar a eficiência da compra, venda e manutenção de ativos tradicionais.
“A ideia é usar a tecnologia digital para criar um processo mais inteligente, mais suave, mais barato e mais transparente… e que seja regulamentado.”
A LSEG está considerando o uso de uma entidade legal separada para o negócio de mercados digitais, segundo o FT, acrescentando que espera colocá-la em funcionamento no próximo ano, sujeito a aprovações regulatórias.
A empresa já está em negociações com os órgãos reguladores em várias jurisdições, bem como com o governo e o Tesouro do Reino Unido, acrescentou o jornal.
A Thomson Reuters, controladora da Reuters News, detém uma participação minoritária na LSEG, que paga à Reuters por notícias.