O comprador estatal de grãos do Egito comprou cerca de meio milhão de toneladas métricas de trigo russo em um acordo privado, disseram quatro comerciantes à Reuters, conseguindo negociar preços mais baixos do que os oferecidos nas licitações mais tradicionais.
Um dos maiores importadores de trigo do mundo, o país começou a mudar para compras diretas em vez de licitações depois que a guerra na Ucrânia interrompeu suas compras no ano passado.
A Autoridade Geral de Abastecimento de Commodities (GASC) comprou cerca de 480 mil toneladas métricas de trigo russo da trading Solaris na sexta-feira, a um preço de cerca de 270 dólares por tonelada em uma base de custo e frete (C&F), disseram os comerciantes.
A GASC não estava imediatamente disponível para comentários.
Os comerciantes disseram à Reuters que o preço pode estar abaixo de um piso não oficial estabelecido pelo governo da Rússia para controlar os preços domésticos.
Outros fornecedores russos do grão apresentaram ofertas na sexta-feira a um preço FOB de 265 dólares por tonelada métrica, acreditando ser o piso de preço estabelecido, e um preço C&F que excedeu 270 por tonelada.
Os comerciantes disseram à Reuters que o piso de preço não era legalmente obrigatório, mas que os fornecedores devem seguir as instruções do Ministério da Agricultura da Rússia.