A plataforma de petróleo FPSO Sepetiba, segunda a ser destinada ao importante campo de Mero, operado pela Petrobras (PETR3, PETR4) no pré-sal da Bacia de Santos, chegou ao Brasil na semana passada vinda da China e deverá entrar em operação no quarto trimestre deste ano, informou a petroleira nesta terça-feira.
A unidade, que terá capacidade de produzir diariamente até 180 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás, passará por procedimentos legais e técnicos antes de seguir para o campo, que está dentro do bloco de Libra, primeiro a ser licitado sob regime de partilha em 2013.
A FPSO Sepetiba foi afretada pela Petrobras junto à SBM Offshore, também responsável por sua construção.
Será o segundo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, da sigla em inglês) definitivo a ser instalado no campo de Mero de um total de quatro sistemas. As quatro unidades juntas terão capacidade de produzir até 720 mil barris de óleo por dia.
Fique por dentro
Mero é o terceiro maior campo do Brasil em volume de óleo in place, destacou a Petrobras, atrás apenas de Tupi e Búzios, também localizados no pré-sal da Bacia de Santos.
O campo unitizado de Mero é operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC (9,65%) e Pré- Sal Petróleo S.A – PPSA (3,5%), representante da União na área não contratada.
Veja o comunicado:
FPSO Sepetiba Chega Ao Brasil Para Iniciar a Produção Até o Fim Deste Ano _ Agência Petrobras by Dinheirama.com on Scribd