A Volkswagen disse nesta quinta-feira que uma grande falha em seus sistemas eletrônicos, que fez com que a maioria de suas fábricas alemãs interrompesse a produção, foi resolvida durante a noite e que rede de produção global voltou a funcionar.
O incidente, que segundo a VW começou na quarta-feira, afetou todo o grupo Volkswagen. O incidente destacou a vulnerabilidade da infraestrutura de rede da maior montadora da Europa.
“Os problemas de infraestrutura de TI na rede da Volkswagen foram resolvidos no decorrer da noite e a rede está estável novamente”, disse a Volkswagen, sem fornecer detalhes sobre o impacto ou a causa do problema.
A empresa disse ser improvável que um ataque externo tenha sido a causa do incidente e se recusou a comentar sobre o tamanho e o escopo da falha, a produção afetada ou as possíveis implicações financeiras.
“Os aplicativos afetados estão sendo reiniciados no momento. A rede de produção global está em funcionamento e espera-se que a produção prossiga conforme planejado”, disse a empresa, acrescentando que sistemas individuais ainda podem ser afetados durante uma fase de transição.
O incidente ocorre um mês depois que um mau funcionamento do sistema de produção interrompeu a produção da Toyota no Japão.
A interrupção afetou as unidades alemãs da Volkswagen em Wolfsburg, Emden, Osnabrueck, Hanover, Dresden e Zwickau, bem como as fábricas de componentes em Braunschweig, Kassel, Chemnitz e Salzgitter.
“Ainda não há indícios de que a interrupção tenha sido causada por influências externas”, disse a Volkswagen.