Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Vendas de veículos novos recuam em setembro ante agosto, diz Fenabrave

Vendas de veículos novos recuam em setembro ante agosto, diz Fenabrave

Os resultados foram superiores à média mensal do ano, especialmente, sobre os emplacamentos do 1º semestre

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Freepik/@freepik)

Os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em setembro caíram 4,8% na comparação com agosto, apresentando leve alta de cerca de 2% na relação anual, para 197,7 mil unidades, informou a associação de concessionários, Fenabrave.

Finclass Vitalício Quadrado

Segundo a entidade, a queda nas vendas ocorreu por “número menor de dias úteis”, três, ante agosto, com o mercado mostrando recuperação nos licenciamentos por dia útil.

“Os resultados foram superiores à média mensal do ano, especialmente, sobre os emplacamentos do 1º semestre”, afirmou o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr, em comunicado à imprensa.

Segundo os dados da entidade, a média de emplacamentos diários de automóveis e comerciais leves foi de 9.372 unidades em setembro ante 8.560 em agosto, um aumento de quase 9,5%.

Andreta Jr. afirmou que “boa parte” do crescimento ocorreu diante de vendas “corporativas”, realizadas a empresas frotistas como locadoras de veículos, enquanto o ritmo no varejo segue abaixo do esperado.

No acumulado do ano, as vendas de veículos novos registram alta de 8,45%, a 1,63 milhão de unidades.

Finclass Vitalício Quadrado
A Ford disse em comunicado que concordou com a continuação das negociações além do prazo do contrato, na esperança de chegar a um acordo provisório
(Imagem: freepik/@ tawatchai07)

O segmento de carros e comerciais leves eletrificados mostrou salto de 32,3% na comparação com setembro de 2022, com vendas de 8.458 unidades.

No ano, o segmento mostra aumento de quase 68%.

Já o segmento de caminhões segue mostrando fraqueza, com os licenciamentos recuando 23,8% sobre setembro de 2022 e caindo 5,8% sobre agosto, apesar do programa do governo federal de incentivo às vendas.

No ano, o segmento acumula baixa de 17,5%, o único entre os acompanhados pela Fenabrave a permanecer no vermelho.

“O crédito restrito e o ajuste de preços dos novos modelos afetou o desempenho do mercado (de caminhões). Ao menos, tivemos evolução nos emplacamentos diários na comparação com agosto”, disse Andreta Jr.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.