Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Rússia diz que Japão não forneceu informações completas sobre água radioativa de Fukushima

Rússia diz que Japão não forneceu informações completas sobre água radioativa de Fukushima

A Rússia está considerando se juntar à China na proibição das importações de frutos do mar japoneses, disse um órgão regulador russo no mês passado

por Reuters
3 min leitura
Maria Zakharova

A Rússia disse nesta quarta-feira que o Japão não forneceu informações completas sobre a liberação de água radioativa da usina nuclear de Fukushima, apesar das repetidas solicitações de Moscou e Pequim.

Finclass Vitalício Quadrado

O Japão começou a liberar água radioativa tratada de Fukushima no oceano Pacífico em agosto, e foi duramente criticado pela China, que imediatamente proibiu todas as importações de frutos do mar japoneses.

“Nós e a China pedimos repetidamente que o lado japonês demonstre transparência e forneça a todos os Estados interessados acesso total a todas as informações sobre a descarga de água da usina nuclear de Fukushima-1”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

“O Japão não fez isso”, disse Zakharova. “O Japão não conseguiu responder adequadamente a essas questões e garantir a ausência de uma ameaça, inclusive no longo prazo.”

Um grande terremoto e tsunami em 2011 provocaram um colapso nuclear em Fukushima — o pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, há 25 anos, na então Ucrânia soviética.

O Japão afirma que a liberação é segura, observando que a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) concluiu que o impacto sobre as pessoas e o meio ambiente é “insignificante”.

Finclass Vitalício Quadrado

A Rússia está considerando se juntar à China na proibição das importações de frutos do mar japoneses, disse um órgão regulador russo no mês passado.

Zakharova disse que a maioria das preocupações da Rússia seria “imediatamente removida se Tóquio parasse o processo de drenagem de seus resíduos para o oceano do mundo”, acrescentando que a China havia expressado a mesma opinião.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.