A característica mais importante de um empreendedorExistem diversas características consideradas como obrigatórias para quem quer empreender com sucesso. Entre elas, temos: uma boa rede de contatos, coragem para assumir riscos, conhecimento de mercado e etc. A grande questão é que acima de todas essas, existe uma característica fundamental para todo empreendedor: ser “imparável”.

O empreendedor que é “imparável” pode não ter todas as habilidades e competências necessárias, mas se ele tem essa característica será capaz de adquirir essas habilidades e conseqüências. Em outras palavras, nada irá impedi-lo de alcançar os objetivos desejados. Nada.

Empreendedores inspiram pessoas
De uma forma ou de outra, qualquer um é motivado ao ler histórias de pessoas que ousaram ir mais longe, trabalharam muito e alcançaram o sucesso através de seus projetos. Um ponto que é comum nessas histórias de empreendedorismo[bb] é a presença de obstáculos aparentemente insuperáveis que aparecem no caminho do empreendedor e que, de alguma forma, ele consegue ultrapassar.

Ser “imparável” tem um efeito inspirador nas pessoas, pois mostra que é possível chegar mais longe do que se nos entregarmos às nossas dificuldades.

Empreendedores estão em processo contínuo de desenvolvimento
A criação de um empreendimento exige tanto uma visão de longo prazo quanto um controle rígido sobre as atividades do dia-a-dia. Essa necessidade de conciliar as duas visões faz com que o empreendedor precise sempre desenvolver seus conhecimentos e habilidades.

Para quem não quer ficar pra trás, é fundamental acompanhar as novas tendências de mercado[bb] ao mesmo tempo em que métodos de trabalho cada vez mais eficientes precisam ser aplicados na gestão diária do empreendimento. Estar em processo contínuo de desenvolvimento é mais do que uma questão de estratégia, é uma questão de sobrevivência.

Empreendedores estão sempre em contato com as pessoas
Além do conhecimento que está nos livros, existe uma fonte infinita de dados de mercado e ideias de melhoria do empreendimento: as pessoas. Apesar de não ser algo comum em 100% dos empreendedores de sucesso, ter habilidade com pessoas pode facilitar muito a vida de quem quer criar e fortalecer uma marca.

Em qualquer empresa é necessário um contato constante com fornecedores, clientes, parceiros, etc. Ao interagir com as pessoas relacionadas ao seu mercado, o empreendedor consegue enxergar ótimas oportunidades de negócios, além de também fortalecer as parcerias existentes e criar novos laços pessoais e profissionais.

Empreendedores aprendem com os erros próprios e dos outros
De nada adianta estudar casos de sucesso sem conferir o outro lado da moeda, o fracasso. Diversos empresários de sucesso já fracassaram algumas (muitas) vezes antes de alcançarem o sucesso[bb]. O fracasso, se bem aproveitado, pode se transformar em uma forma de aprendizado fantástica.

Empreendedores “imparáveis” são aqueles que, apesar de experimentarem o fracasso, não desistem e superam as barreiras. Além disso, é preciso entender fracassos de outras empresas para não repetir os mesmos erros.

Conclusão: empreendedores conseguem criar estratégias vencedoras
Ao ser “imparável” e estar em processo contínuo de desenvolvimento, o empreendedor consegue transformar uma visão em ações práticas que alcançam resultados. Sem dúvidas, dominar todas essas competências habilidades e não desmotivar com o fracasso é extremamente difícil e não é para qualquer um. Mas quem falou que era fácil?

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários