A estrada da bolsaAprenda a dirigir com segurança por essa via sinuosa. Todos conhecem as recomendações básicas para quando se vai pegar a estrada. É essencial fazer uma revisão completa no automóvel, além de calibrar os pneus e verificar as condições da pista e do clima.

O investimento em ações[bb] exige um planejamento semelhante: caso você seja adepto da análise técnica, antes de comprar uma ação precisa acompanhar sua movimentação por algum tempo até se sentir preparado e estar ciente das características do papel.

Caso prefira a análise fundamentalista, estudar os relatórios dos últimos anos, fazer uma varredura sobre o setor que a companhia atua, analisar os riscos que envolvem o investimento e estar ciente dos fatores externos que podem afetar o desempenho do papel é obrigação.

Agora, mais do que dominar a análise técnica ou fundamentalista, o investidor[bb] deve saber como equilibrar sua carteira de investimentos de acordo com seu perfil. Precisa conhecer os riscos de cada investimento e entender quais os fatores que devem ser considerados antes de tomar uma decisão de compra ou venda.

Tais ações estão diretamente ligadas ao fato de ter um objetivo para cada investimento, definir uma estratégia e ser fiel a ela – essas são as premissas básicas da gestão de carteiras. O grande problema de muitos investidores ocorre quando acreditam que saber ler os gráficos ou compreender os fundamentos da economia é o suficiente para investir com segurança.

Vejo, com freqüência, investidores que compram ações em um mês, ganham um bom dinheiro e se empolgam achando que a estrada é segura e que já aprenderam a melhor rota. No mês seguinte, repetem as “estratégias” usadas antes e, quando perdem dinheiro, percebem que a estrada tem muito mais buracos e curvas perigosas do que imaginavam.

Não veja cada dia que se inicia como uma nova aventura no home broker. Evite pensamentos do tipo “Ontem eu perdi um dinheiro que não esperava perder. Preciso recuperar hoje!” ou “Como ontem eu ganhei, vou fazer a mesma coisa com a BETO4”. Agindo assim você não conseguirá nada a não ser ficar louco ou, pelo menos, perder muito dinheiro.

Veja cada dia no mercado como uma missão, que é parte de um objetivo maior. Ou, continuando a analogia com as estradas, como mais um trecho a ser superado. Chegou? Pare para tomar um café, relaxar as pernas e só então continue sua viagem. Não tenho dúvidas que ela será muito mais prazerosa assim.

Ao fazer isso, terá dado o primeiro passo para deixar de ser não só um investidor, mas um verdadeiro gestor que se preocupa com o longo prazo e sabe como preservar a sua carteira de investimentos[bb].

Se você quiser aprender mais sobre técnicas e estratégias de investimento, convido-o(a) para participar da nossa transmissão virtual. Todas as segundas-feiras eu faço uma análise das principais bolsas internacionais e das principais oportunidades na Bovespa em um auditório virtual do Portal InsiderNews. Visite-nos!

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários